Docentes participam do Esquenta para a Greve Geral em todo o país

22 de junho de 2017

imp-ult-1607131074Na terça (20), trabalhadores em todo o país realizaram atividades para marcar o “Esquenta para a Greve Geral”, que acontecerá no dia 30 de junho. Os docentes se somaram às mobilizações e realizaram, também, panfletagens nas instituições de ensino e atividades de debate junto às comunidades acadêmicas e à população sobre a necessidade da Greve Geral. Confira algumas das atividades:

Em Campina Grande (PB), foi realizada uma manifestação na Praça da Bandeira, organizada pelo Comitê Municipal Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista e contou com a participação de diversas entidades sindicais, bem como a apresentação de um trio de forró, que uniu a intervenção política com cultura popular, aproveitando o ensejo da festa junina que está sendo realizada na cidade.

A participação dos professores da UEPB na mobilização fez parte das atividades da greve da categoria, que luta para a abertura do diálogo com o governo do Estado e o aprofundamento das discussões da pauta da categoria com a reitoria. Há mais de dois meses, os docentes estão paralisados por reposição salarial, descongelamento do Plano de Cargos, Carreira e Remunerações – PCCR, cumprimento do orçamento 2017 da UEPB, consolidação da universidade e melhoria da assistência estudantil.

Em Mossoró (RN), a Associação dos Docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Aduern – Seção Sindical do ANDES-SN), em conjunto com o Fórum dos Servidores Públicos do Oeste Potiguar, também realizou uma série de atividades. Houve café da manhã e conversa com trabalhadores na sede do INSS, panfletagem na Praça do Mercado Central e, por fim, uma plenária com sindicatos e movimentos sociais para construir a Greve Geral.

Em Feira de Santana (BA), a Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana (AdufsBa – Seção Sindical do ANDES-SN) realizou uma panfletagem no início da manhã no pórtico da universidade. Em Parnaíba (PI), a Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi – Seção Sindical do ANDES-SN) realizou uma atividade de debate com os docentes do campus local sobre a construção da paralisação em de 30 de junho.

Na capital do Maranhão, São Luís, a Associação dos Professores da Universidade Federal do Maranhão (Apruma – Seção Sindical do ANDES-SN) realizou uma panfletagem na universidade e, à tarde, se somou à manifestação na Praça João Lisboa chamando a população para a Greve Geral do dia 30, para barrar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista e pelo Fora Temer.

Os docentes das sete universidades estaduais do Paraná também fizeram do 20 de junho um dia de lutas e de paralisação. A manifestação foi em defesa das Universidades Estaduais do Paraná contra os ataques do governo de Beto Richa, em virtude dos bloqueios das verbas de custeio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), além do comunicado do governo sobre a inclusão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) no Sistema Meta4, à revelia dos conselhos universitários e da comunidade acadêmica.

O Sindicato dos Docentes da UEPG (Sinduepg – Seção Sindical do ANDES-SN) realizou visitas a Escolas Estaduais de Ensino Médio da região, para conversar com os estudantes sobre a situação das universidades estaduais e sobre o projeto de ajuste fiscal do governo federal. Já o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual do Paraná (Sindunespar – Seção Sindical do ANDES-SN) realizou panfletagens e debates nas cidades de Campo Mourão, Paranavaí, Curitiba e Paranaguá.

No Rio Grande do Sul, houve mobilização no final da tarde em Porto Alegre. Em Santa Maria, a Seção Sindical dos Docentes da Universidade Federal de Santa Maria (Sedufsm – Seção Sindical do ANDES-SN) participou de um ato aconteceu na Praça Saldanha Marinho, no Calçadão Salvador Isaia e na avenida Rio Branco. Durante a atividade, foram entregues panfletos à população, convidando-a a se integrar à Greve Geral. Em Pelotas, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel – Seção Sindical do ANDES-SN) também se somou à panfletagem e mobilização no centro da cidade.

Já a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (AdurRJ – Seção Sindical do ANDES-SN) organizou, em Seropédica (RJ), um debate com a comunidade acadêmica sobre os cortes orçamentários na instituição e sobre a Greve Geral de 30 de junho.

Confira aqui o GIF do ANDES-SN para a Greve Geral.

Mude sua foto de perfil para apoiar a Greve Geral clicando aqui.

Confira aqui vídeo da CSP-Conlutas sobre a Greve Geral.

Com informações de Aduepb-SSind, Aduern-SSind, AdufsBa-SSind, Adufpi-SSind, Apruma-SSind, Sinduepg-SSind, Sindunespar-SSind, AdurRJ-SSind, Adufpel-SSind e Sedufsm-SSind. 

Fonte: ANDES-SN


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS