
Reunidos em Assembleia Geral no final da tarde de ontem (15), os docentes da UFPR indicaram a aceitação da proposta de reajuste salarial de 9%, apresentada formalmente pelo Governo Federal nesta semana.
Essa posição, aprovada por quase 90% dos participantes após amplo debate sobre a conjuntura e as possibilidades de avanços, será levada para as outras instâncias do movimento docente nacional, como a reunião do Setor das IFES do ANDES-SN, que deverá ocorrer em breve para fazer uma avaliação das assembleias locais.
Posteriormente, a posição do movimento docente encabeçado pelo ANDES-SN (há também o Proifes) será pautada no Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais e levada, posteriormente, para a Mesa Nacional de Negociação Permanente, formada por representantes do Governo Federal e por entidades que representam os servidores públicos federais em todo o país.
Os docentes também se posicionaram favoráveis ao reajuste de 43,6% no vale alimentação e reforçaram a importância de construir as mobilizações dos servidores para as futuras negociações.
Eleições hibridas
Outra deliberação da Assembleia foi a aprovação do formato híbrido para a realização das eleições da diretoria da APUFPR, marcadas para o final de abril.
A proposta da diretoria atual da APUFPR era a realização das votações neste formato por considerá-lo mais democrático e participativo, por permitir o voto de docentes independentemente do local em que estejam (inclusive se estiverem em viagem ou aula de campo, por exemplo). O modelo deve seguir o que foi aplicado nas eleições passadas para as diretorias tanto da APUFPR como do ANDES-SN, com o ingresso prévio em uma “sala virtual” para confirmação da identidade do docente votante.
Segundo a empresa que fornece o sistema de votação, a plataforma vem sendo aprimorado para garantir ainda mais agilidade no processo. Haverá apenas uma urna física na sede da APUFPR.
Essa proposta foi aprovada com quase 90% dos votos na Assembleia.
A outra proposta, do grupo de oposição, era a volta à votação presencial, em papel e urnas físicas.
Agora, a comissão eleitoral formada no CRAPUFPR, dará continuidade aos processo e, em breve, divulgará o cronograma das eleições.
Fonte: APUFPR