Docentes da UFPR descobrem novas espécies fósseis em pesquisa pioneira

Venha explorar o desconhecido e desvendar o passado no episódio de hoje da série Universidade Além dos Muros, elaborada pela APUFPR-SSind para mostrar como docentes da UFPR usam a tríade pesquisa, ensino e extensão para melhorar a sociedade.
O sonho de muitos cientistas é descobrir novas espécies e entender mais sobre a vida no nosso planeta. Como será que era há 40 milhões de anos atrás a região onde vivemos hoje? Esse período, o Paleógeno (que inicia após os últimos dinossauros), ainda é pouco documentado pela América do Sul, onde tivemos um processo evolutivo diferente de outras regiões durante a mesma época.
Por muito tempo, tínhamos apenas informações em outros estados. Até que um dia, em um trecho de Formação Guabirotuba no sul de Curitiba, foi encontrado um dente de crocodiliano (parente dos atuais jacarés e crocodilos) em uma área já conhecida pelos estudantes do Setor de Ciências da Terra da UFPR. A partir de então, o Departamento de Geologia e os biólogos do Museu de Ciência Natural da UFPR intensificaram o trabalho em busca de fósseis, encontrando na área espécies extintas e ancestrais dos atuais marsupiais, anfíbios, tartarugas, mamíferos e outros.
Essa é apenas a terceira localidade conhecida na América do Sul com preservação fóssil do Paleógeno, e as novas espécies já estão ajudando a entender melhor como era o terreno nesse período, enquanto o espaço geológico mostra como vivam essas espécies. A colaboração entre essas duas áreas do conhecimento é a chave para conhecer ainda mais do planeta, e em breve, a ideia em parceria com a Prefeitura de Curitiba é transformar o espaço em uma área de visitação e estudos! Mas você quer conhecer antes sobre esses antigos mistérios que estão sendo desvendados? Então não perca tempo e assista ao nosso vídeo!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS