
Como é comum entre governos autoritários, Jair Bolsonaro trata a ciência como inimiga, assim como faz com a educação e com qualquer espaço que promova o pensamento crítico.
Para traçar um panorama desse cenário de violações à liberdade acadêmica e de cátedra, entidades realizarão uma pesquisa ouvindo docentes, pesquisadores e estudantes universitários do Brasil inteiro.
A APUFPR recomenda aos professores da UFPR que respondam o questionário, mesmo que de forma anônima, para que assim posam ser documentada a intolerância dos extremistas e dos apoiadores do governo. Os dados ajudarão no desenvolvimento de ações para frear os ataques à ciência e à educação.
A pesquisa será realizada pelo Observatório do Conhecimento, pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e pelo Centro de Análise da Liberdade e do Autoritarismo (LAUT).
Evento de lançamento
A iniciativa será lançada 19 de agosto, em uma live no YouTube, com participação de Renato Janine Ribeiro, presidente da SBPC; Débora Duprat, procuradora da República; Conrado Hubner Mendes, professor de direito constitucional da USP; Pedro Hallal, epidemiologista e ex-reitor da UFRGS, entre outros acadêmicos e personalidades ligados à comunidade científica.
O evento será transmitido às 18h pelo canal do Observatório do Conhecimento no YouTube, e ficará gravado para quem não puder acompanhar ao vivo.
O questionário da pesquisa leva cerca de 10 minutos para ser respondido e está disponível neste link https://pt.surveymonkey.com/r/CYCS3YB.
Não é obrigatória a identificação.
Fonte: APUFPR