
A APUFPR convida os docentes e os demais membros da comunidade acadêmica a endossarem o abaixo-assinado em defesa do Sistema Comércio, do qual fazem parte o Serviço Social do Comércio (Sesc) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).
Ainda que sejam ligadas a entidades de representação patronal que participaram ativamente do Golpe contra a democracia brasileira em 2016, elas cumprem um importante papel na promoção da cultura, da educação e do lazer no país.
Recentemente, o governo Bolsonaro impôs um corte de 30% no orçamento do Sistema S (que engloba, além do Sesc e do Senac, o Sesi, o Senai, o Sebrae e outras entidades). Ele possibilita o acesso à cultura, ao lazer, à saúde e à educação técnica para cerca de 12 milhões de cidadãos.
Diante das sistemáticas ofensivas do governo Bolsonaro contra os diversos setores e agentes culturais do Brasil, que vão do desmonte das políticas públicas à intimidação, a crítica ao desmonte das entidades representa a defesa de ações de grande impacto cultural no país.
A APUFPR entende que, apesar das contradições, trata-se de um serviço cujo legado positivo precisa ser valorizado.
Clique aqui para acessar o abaixo-assinado!
Fonte: APUFPR