

Instituído no Brasil desde 2005 como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças de Trabalho, 28 de abril é lembrado também o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho.
Embora seja um problema global – ainda mais após a pandemia, com milhões de trabalhadores sendo expostos a novos riscos de saúde na manutenção de algumas atividades -, é ainda mais grave no Brasil, pois nosso país ocupa a segunda colocação em quantidade de mortes a cada 100 mil vínculos de trabalho. Ficamos atrás apenas do México.
Portanto, em 2022 se celebra esta data não só com o importante alerta para empregadores, trabalhadores e autoridades a respeito da importância da efetivação e fiscalização de condições dignas de saúde e segurança nos ambientes de trabalho, como também com a lembrança e a memória das vítimas da pandemia ligadas ao exercício do trabalho.
Para a APUFPR, o 28 de abril, mais que uma data de memória e homenagens, reforça a necessidade de ações e responsabilizações políticas e sociais, presentes e futuras, para que não tenhamos mais vidas perdidas durante o exercício do trabalho.