Dia 7 de junho é marcado por paralisação da comunidade acadêmica

8 de junho de 2018

20180607ParalisacaoDocente_ (5 de 8)

No dia 7 de junho de 2018, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) se uniram em uma paralisação contra os ataques à classe trabalhadora e à educação pública brasileira.

A mobilização foi marcada por uma aula pública, realizada no Prédio Histórico da Universidade, na Praça Santos Andrade, que debateu os retrocessos impostos ao sistema educacional pelo governo do presidente Michel Temer, especialmente a Emenda Constitucional (EC) 95/2016, que congela os investimentos em áreas sociais prioritárias, incluindo a educação, por 20 anos.

Em um comparativo entre o Projeto da Lei Orçamentária Anual dos anos 2017 e 2018, o Ministério da Educação sofreu um corte de 37% nos repasses, que caíram de R$5 bilhões para R$3,2 bilhões de um ciclo fiscal para o outro.

O debate também passou pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que fragmenta e empobrece a formação dos brasileiros durante o ciclo básico de educação.

A docente aposentada Milena Maria Costa Martinez, que compôs a mesa da aula pública, explicou que a paralisação nasceu da necessidade de barrar o avanço do projeto de precarização e mercantilização da educação e dos serviços públicos em geral, que se acentuou nos últimos tempos. “Essa é uma luta muito grande que a gente vem enfrentando, que não é de hoje. Mas no Governo Temer, essas ações se intensificaram muito”, comentou.

Após a aula pública, a comunidade acadêmica participou de mais uma aula do curso de extensão O Golpe de 2016: a Destruição dos Direitos Sociais, que vem sendo realizado na UFPR desde março.

Paralisação

A paralisação dos docentes foi deliberada em Assembleia Geral Extraordinária realizada pela APUFPR-SSind no dia 4 de junho, e discutida com os outros segmentos da comunidade acadêmica em Assembleia Comunitária realizada na mesma data para articulação dos pontos de pauta e programação do ato do dia 7.


 

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS