Debate – Recursos naturais do Brasil: história, soberania e desenvolvimento

3 de maio de 2019

O Brasil tem vivenciado um momento de grandes incertezas com relação a gestão de seus recursos naturais. Desde a privatização dos campos do pré-sal, dos leilões de petróleo, até a possibilidade cada vez maior de exploração desordenada de nossas riquezas naturais como florestas e minérios. O governo de Jair Bolsonaro (PSL) não esconde a pretensão de flexibilizar a fiscalização do uso dessas riquezas.

É diante desse cenário que a Sociedade Brasileiro de Geologia, o Grupo PET-Geologia e o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Paraná (SengePR) promovem debate a respeito do “Uso dos Recursos naturais do Brasil: história, soberania e desenvolvimento”.

O encontro reúne três renomados especialistas para debater quais são os rumos do país nessa área. São eles a economista Ceci Juruá, que tem artigos e documentos técnicos publicados em revistas técnicas e jornais e realiza periodicamente palestras e conferências sobre a conjuntura econômica, e política brasileira e outros temas de sua especialidade, o engenheiro Saturnino Braga, que foi senador pelo Rio de Janeiro em 1975-1985 e 1999-2007, e Guilherme Estrella, que ficou conhecido nacionalmente como o “pai do pré-sal”.

O evento está marcado para o dia 21 de maio, às 19 horas, no Teatro da Reitoria. A entrada é franca.

PALESTRANTES

Ceci Vieira Juruá
Economista, doutora em Políticas Públicas e mestre em Planejamento e Desenvolvimento Econômico. Possui mais de 40 anos de experiência em coordenação de políticas públicas, finanças governamentais e planejamento de transportes. Foi professora universitária em diversas instituições do Brasil, consultora de entidades nacionais e estrangeiras, e exerceu diversos cargos de direção em instituições governamentais. Foi vice-presidente da Federação Nacional dos Economistas (Fenecon) e Conselheira do Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro por dois triênios. Ela tem artigos e documentos técnicos publicados em revistas técnicas e jornais. Realiza periodicamente palestras e conferências sobre a conjuntura econômica, e política brasileira e outros temas de sua especialidade. Desde 2011 é membro do Conselho Consultivo da Confederação Nacional dos Trabalhadores Liberais Universitários Unificados (CNTU).

Guilherme Estrella
Geólogo formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), trabalhou na Petrobras de 1965 até a década de 1990. Foi gerente de Exploração da Petrobras no Iraque entre 1976-1978, quando foi descoberto um campo gigante de petróleo, o Campo de Majnoon. Já estava aposentado da Petrobras quando recebeu convite e aceitou retornar à empresa, sendo o diretor de Exploração e Produção (E&P) entre 2003 e 2012. Durante sua gestão foram descobertas, a partir de 2006, as enormes jazidas de petróleo da seção do pré-sal nas bacias sedimentares do Espírito Santo e Santos.

Conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro. Guilherme Estrella ficou conhecido como o “pai do pré-sal”.

Roberto Saturnino Braga
Formado em engenharia pela Universidade do Brasil (atual UFRJ) em 1954, passou a trabalhar dois anos depois no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, onde se especializou em engenharia econômica. Também estudou na CEPAL, onde foi aluno de Celso Furtado, e no ISEB. Ingressou na vida política em 1960, quando se filiou ao Partido Socialista Brasileiro, pelo qual elegeu-se deputado federal dois anos depois, a frente da coligação Renovação Federal, liderada pelo PSB. Vereador do Rio de Janeiro de 1997 – 1999, Deputado Federal pelo Rio de Janeiro 1963-1967, Prefeito do Rio de Janeiro de 1986-1988, Senador pelo Rio de Janeiro 1975-1985 e 1999-2007.

Cidade: Curitiba – Paraná
Horário: 19h00
Data de Início: 21/05/2019
Data de Término: 21/05/2019

Local: Teatro da Reitoria | Rua Xv de Novembro, 1299 – Centro – Curitiba/PR
 
Fonte: SENGE-PR

BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS