Congresso define políticas para questões de gênero, étnico-raciais e de diversidade sexual

30 de janeiro de 2017

andes 1Durante a plenária de Políticas Sociais e Plano Geral de Lutas os delegados do 36º Congresso do ANDES-SN definiram as ações do ANDES-SN para questões de Gênero, Étnico-Raciais e de Diversidade Sexual.

Entre as deliberações, está o debate sobre a criação de espaços de acolhimento para dependentes de docentes, a fim de garantir a participação política de todos e todas nas atividades sindicais, em especial as mulheres que, por conta da opressão machista, cumprem várias jornadas de trabalho incluindo o trabalho doméstico e, muitas vezes, são as únicas responsáveis pela criação dos filhos.

Também se definiu a realização, em 2017, do Encontro do Grupo de Trabalho de Política de Classe para questões de Gênero, Étnico-Raciais e de Diversidade Sexual (GTPCEGDS), com duração de três dias. No primeiro dia, terá lugar o III Seminário de Mulheres do ANDES-SN, que terá como centro o feminismo classista, com destaque para as discussões de mulheres negras, trans, lésbicas e bissexuais. No segundo dia, haverá o III Seminário de Diversidade Sexual, marcando a luta contra a homofobia, lesbofobia e transfobia. No terceiro, o Seminário sobre Reparação e Ações Afirmativas.

O ANDES-SN articulará, ainda, junto à CSP-Conlutas, aos movimentos de mulheres, ao movimento estudantil e às demais entidades e movimentos atividades nos dias de luta pela garantia aos direitos das mulheres, em especial o 8 de março, Dia Internacional da Mulher Trabalhadora.

Os delegados deliberaram que o GT crie e alimente, com as seções sindicais, um observatório de práticas de racismo, lgbtfobia e violência contra a mulher nas universidades, com o intuito de denunciar e também gerar ações militantes. As seções sindicais também debaterão em suas instâncias deliberativas apoio adicional para que os docentes com dependentes possam participar de atividades sindicais fora de seu domicílio.

Por fim, foi definido que o ANDES-SN levará para seus espaços formativos e deliberativos propostas de incorporação das pautas de gênero, ético-raciais, sexualidade e identidade de gênero no desenvolvimento da carreira e condições de trabalho, respeitando os princípios do Sindicato Nacional.

Comissão da Verdade

A plenária também deliberou questões relativas à Comissão da Verdade do Sindicato Nacional. A comissão identificará resoluções, decretos e documentos internos das instituições de ensino que atingiram as comunidades acadêmicas durante a ditadura empresarial-militar. O ANDES-SN também mapeará e denunciará os instrumentos repressivos da ditadura que permanecem regulando a vida acadêmica, e trocará informações com organizações de professores da América Latina sobre a questão da repressão no ambiente universitário.

Fonte: ANDES-SN

 


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS