Confira as moções aprovadas durante o 65º Conad do ANDES-SN

4 de agosto de 2022
CONAD
Foto: Lázaro Mendes | Imprensa Andes

Reunidos de 15 a 17 de julho em Vitória da Conquista, na Bahia, os delegados e participantes do 65º Conad do ANDES-SN aprovaram alguns posicionamentos coletivos, todos subscritos também pela APUFPR.

 

Paz no processo eleitoral

Os riscos de uma escalada de violência e golpismo durante o processo eleitoral foram tematizados durante os debates do 65º Conad e também por moções aprovadas pelos participantes do evento.

Um dos documentos manifestou repúdio e pesar pelo assassinato de Marcelo Arruda, guarda civil metropolitano de Foz do Iguaçu que foi morto por um bolsonarista fanático enquanto celebrava seu aniversário, decorado com temáticas relativas ao ex-presidente Lula.

Além de protestar contra o assassinato político de Arruda, o texto ressalta a responsabilidade de Jair Bolsonaro, e também dos militares e da classe dominante que o sustentam, e repudia o resultado de um inquérito preliminar que, apressadamente, apontava não haver motivação política para o crime, assim como as tentativas de criminalização da vítima. Clique aqui para ler a moção.

Outro dos posicionamentos aprovados manifesta apoio à campanha Paz nas Eleições, “uma iniciativa da sociedade civil organizada para enfrentar a escalada de violência política evidenciada nas últimas semanas e as tentativas de setores autoritários tentarem deslegitimar o processo eleitoral deste ano”. Clique aqui para ler a moção.

A campanha pode ser acessada nos seguintes canais: https://www.facebook.com/paznaseleicoes e https://www.instagram.com/queremospaznaseleicoes

 

Repúdio à cassação de Renato Freitas

O 65º Conad também aprovou uma manifestação de repúdio contra o processo de cassação do mandato do vereador curitibano Renato Freitas, perseguido politicamente sobretudo por conta de suas ações e posicionamentos antirracistas.

“Suas propostas legislativas que colocam como centrais pessoas e não empresas são os verdadeiros motivos dos que querem a cassação de Renato Freitas”, aponta a moção, que denuncia o processo de afastamento do parlamentar como uma “tentativa de manter a exclusão, a discriminação e o silêncio dos subalternizado que nos habituamos a ver superexplorados em nosso país”. Clique aqui para ler a moção.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS