Comunidade do SEPT também rejeita o Future-se

12 de agosto de 2019
apuf-debatenosept-sitenovo.jpg

Prevendo os perigos e as ameaças no programa Future-se do Governo Federal, docentes, estudantes e técnicos administrativos da UFPR têm participado de atividades para compreender as ameaças do projeto.

Na última sexta-feira (9), a comunidade do Setor de Educação Profissional e Tecnológica (SEPT) também se reuniu para debater o tema, em atividade convocada pela diretora da unidade, Flávia Lúcia Bazan Bespalhok, que contou com ampla participação dos docentes.

O encontro é parte de uma série de atividades que estão acontecendo na UFPR antes da Greve Geral da Educação, marcada para a próxima terça-feira (13).

Na sexta-feira, o Future-se foi investigado sob as óticas da Economia, da gestão e do Direito.

 

“Não basta negar o documento: é preciso saber por que ele está sendo discutido no Congresso Nacional”, afirmou o diretor administrativo da APUFPR, Eduardo Salamuni.

Consenso entre os presentes, o conceito do programa se aproxima mais de institutos de pesquisa e menos de universidades públicas. Por isso, sua inserção é completamente desnecessária no contexto das instituições federais de ensino superior (Ifes).

Outra concordância é que o Governo Federal também deve deixar que as próprias instituições façam gestões com autonomia, sem entregar a administração a organizações sociais, como propõe o Future-se.

 

Salamuni também ressaltou a importância da participação dos docentes e demais membros da comunidade no ato do próximo dia 13: “É urgente que os servidores e demais defensores da educação entendam que, nesse ritmo, vamos perder a instituição. É nosso dever fazer a Comissão da Educação da Câmara entender isso também, por meio de manifestações – especialmente a greve da próxima terça-feira”, reforçou.

Greve Geral da Educação

A assembleia dos docentes deliberou por unanimidade a adesão da categoria à Greve Geral da Educação do dia 13 de agosto.

Um grande ato público está marcado para as 18h, na Praça Santos Andrade.

Saiba mais aqui: https://apufpr.org.br/docentes-da-ufpr-enfrentarao-o-future-se-e-lutarao-pelo-proprio-futuro/

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS