Blog - APUFPR

Bring to the table win-win survival strategies to ensure proactive domination. At the end of the day, going forward, a new normal that has evolved from generation.
APUFPR-Conversa-sobre-universidade-publica-SITE.png
5 de julho de 2022

A APUFPR realizará atividades amanhã, nesta quarta-feira (6), a partir das 16h, para conversar com a comunidade do campus Jandaia do Sul sobre o presente e o futuro da universidade pública no Brasil e fazer um levantamento dos problemas que afetam a categoria docente na unidade.

A atividade será realizada na sede da APUFPR de Jandaia do Sul, que fica na Rua José Francisco Borges, 1610.

Estão previstos dois momentos: o primeiro, a partir das 16h, terá um papo aberto para a construção da pauta docente local de Jandaia do Sul. É muito importante que toda a categoria compareça.

Na sequência, a partir das 17h30, será realizada a roda de conversa “Vamos falar de universidade pública?”, com a participação de estudantes, técnicos e professores.

Divulgue e compareça a mais essa atividade de debates e mobilização em defesa da universidade pública!

 

Fonte: APUFPR

APUFPR-live-impacto-cortes-SITE.jpg
4 de julho de 2022

Na quarta-feira (6), a partir das 19h, a APUFPR realiza uma live sobre os recentes cortes do governo de Jair Bolsonaro no orçamento das instituições federais de ensino superior (Ifes) e os impactos na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, participará da nossa live para detalhar como esses cortes colocam em risco o funcionamento da instituição. No final de maio, a Administração afirmou que os bloqueios retiraram mais de R$ 25 milhões da nossa universidade.

A live será transmitida pela página de Facebook (marque a estrelinha para receber o lembrete) e pelo canal de Youtube (clique no sininho para receber notificação) da APUFPR.

Não deixe de participar e divulgar!

 

Fonte: APUFPR

APUFPR-Nota-falecimento-redes.jpg
30 de junho de 2022

A APUFPR lamenta profundamente a morte do professor Paulo da Cunha Lana, docente aposentado do Centro de Estudos do Mar da UFPR e figura querida e respeitada na comunidade acadêmica.

“Gosto de minhocas marinhas, tema no qual me especializei, mas gosto muito mais de pessoas”. Esta frase, citada no Currículo Lattes do professor, sintetiza uma trajetória de preocupação com o meio ambiente e com os seres marítimos e, principalmente, com as pessoas.

Graduado em Ciências Biológicas, com bacharelado em Zoologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Lana também obteve mestrado em Oceanografia Biológica e doutorado em Oceanografia pela Universidade de São Paulo (USP), e se vinculou ao Centro de Estudos do Mar da UFPR em 1981, onde cumpriu papel fundamental na construção e no desenvolvimento da unidade.

Nossos sentimentos à família, aos colegas e amigos de Paulo.

 

Fonte: APUFPR

APUFPR-Cotas-sim-cortes-nao-SITE.jpg
30 de junho de 2022

Em 2022, a Lei de Cotas completa 10 anos. Entre lutas e conquistas, essa importante lei reparatória precisa ser revisada este ano. Revisão não significa exclusão, sabemos. Ainda assim, seria importante seu adiamento por se tratar de ano eleitoral, e sob um governo que já se colocou contra as cotas.

Diante do cenário, a APUFPR, o Observatório do Conhecimento, o PerifaConnection e seus parceiros, lançam campanha em defesa das cotas raciais nas Universidades.

Ao longo das próximas semanas, abordaremos históricos e discussões sobre o tema.

 

#CotasSim

#CortesNão

 

Fonte: APUFPR

APUFPR-reuniao-coletivo-aposentados.jpg
28 de junho de 2022

Prosseguindo em seu cronograma de encontros constantes de formação, debate e mobilização, o Coletivo de Aposentados da APUFPR fará sua reunião hoje (28), às 15h, no auditório da APUFPR.

Além de conversar sobre questões específicas dos aposentados, a atividade contará com um debate sobre a saúde mental na aposentadoria.

Para a APUFPR, é muito importante que professoras e professores que já se aposentaram participem ativamente das atividades do Coletivo.

Compareça e divulgue para seus contatos!

Fonte: APUFPR

 

APUFPR-dia-de-paralisacao-SITE.jpg
27 de junho de 2022

✋ Os docentes aprovaram na Assembleia do dia 15 esta data (27 de junho) como um Dia de Paralisação contra os cortes, em defesa de reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

📣 É muito importante que cada docente aproveite este dia para realizar debates, conversar com as pessoas e exercer algum ativismo nas redes sociais em defesa da educação e dos direitos da nossa categoria.

Fonte: APUFPR

 

APUFPR-Milton-Ribeiro.jpg
22 de junho de 2022

A corrupção está entranhada no governo Bolsonaro. Curiosamente, na pasta que mais foi atacada desde o começo da atual gestão: a Educação.

Não bastasse a sequência de ex-ministros despreparados e ideologicamente comprometidos com o extremismo, o governo fez do Ministério da Educação um centro de desvio de recursos e favorecimento a interesses escusos.

O ex-ministro Milton Ribeiro foi preso nesta manhã, assim como um dos pastores que, mesmo sem cargo, intermediava interesses políticos e pedia propina (inclusive, em barras de ouro) em troca de liberação de recursos do FNDE para prefeituras.

Segundo palavras do próprio Milton, o pastor atendia a “pedidos especiais” do presidente Bolsonaro. Agora que foram presos, terão muito a esclarecer para os brasileiros.

Esse não é o único escândalo de corrupção que deve ser investigado. Houve tentativa de compra de ônibus escolares superfaturados, esquemas com escolas fake e outras falcatruas recentemente divulgadas pela imprensa (sim, quem está descobrindo todas essas coisas é a imprensa).

É lamentável que um dos setores mais importantes para o país tenha se tornado fonte de corrupção e de troca de favores, ao mesmo tempo em que o governo reduz o orçamento para o menor patamar da década e retira recursos das universidades federais.

Tudo isso só comprova o que temos falado há tempos: para este governo, educação não é prioridade.

A guerra do governo Bolsonaro contra a educação não era apenas ideológica, era também para transformar o MEC em uma fonte de desvio de recursos, para enriquecimento ilícito de alguns ou para tentar ganhar apoio nas eleições presidenciais deste ano.

Deu ruim para o governo.

Agora, basta as autoridades terem vontade de aprofundar as investigações para descobrirmos mais esqueletos no armário do governo.

 

Fonte: APUFPR

festa-junina-apufpr.jpeg
21 de junho de 2022

Festa JuninaAlém de lutar pelos direitos dos docentes, nós também temos o compromisso de proporcionar momentos de bem-estar. Por isso, queremos convidar você para a Festa Junina da APUFPR, que será na próxima sexta-feira (24), no nosso Bar Doce Bar, a partir das 18h.

Teremos uma mesa de comidas e bebidas típicas, música e diversão. Não perca! Venha, traga sua família. Convide os colegas do seu Departamento.

 

Fonte: APUFPR

APUFPR-forum-permanente-das-licenciaturas-SITE.jpeg
21 de junho de 2022

Na próxima quinta-feira (23 ), a partir das 19h, o Fórum Permanente das Licenciaturas UFPR volta a se reunir e realiza reunião técnica online com grupos temáticos.

O evento é aberto a todos interessados e será pela plataforma Microsoft Teams, e contará com a participação do professor Ehrick Melzer representando a APUFPR.

Os quatro grupos temáticos disponíveis para inscrição são: Integralização da extensão nas licenciaturas da UFPR; Estágios obrigatórios e a relação universidade e escolas públicas da Educação Básica: entre o burocrático e o pedagógico; Políticas de ingresso, evasão e permanência e a participação estudantil nas licenciaturas da UFPR; e BNC formação de professores.

Para participar, indique qual grupo temático de sua escolha no seguinte link:

encurtador.com.br/ouxQZ

 

O link para a reunião é:

encurtador.com.br/bDOPW

 

Mais informações podem ser obtidas por e-mail: [email protected]

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS