Assembleia na quinta-feira (28) vai deliberar sobre estado de greve

25 de novembro de 2019
apufpr_assembleia-extraordinaria_27nov_site-novo.jpg

A conjuntura da educação pública tem sido especialmente dura neste ano. Além dos diversos projetos do Governo Federal e de setores que pretendem acabar com direitos dos servidores públicos, como a Reforma Administrativa e a PEC Emergencial, o Ministério da Educação tem servido com ponta de lança da política de destruição das universidades federais e da produção científica brasileira.

Não por acaso, seu ministro, Abraham Weintraub, tem se notabilizado por desferir mentiras em série para jogar a opinião pública contra as instituições e, em especial, contra os docentes federais (veja aqui a nota de repúdio da APUFPR).

Por isso, a APUFPR está convocando todos os docentes da UFPR para uma Assembleia Geral Extraordinária que será realizada na quinta-feira (28) no Teatro da Reitoria, com primeira chamada às 14 horas.

O principal ponto da pauta será a proposta de entrada em estado de greve, como alerta contra os projetos do Governo Federal.

Haverá também a eleição para a delegação que representará os docentes da UFPR no 39º Congresso do ANDES-SN, que será realizado em fevereiro de 2020 em São Paulo, em um debate sobre a conjuntura.

O estado de greve

Diferentemente do indicativo de greve e da deflagração em si, o estado de greve se diferencia por ser uma posição aprovada pelos servidores para alertar os governantes sobre a possibilidade de deflagração de uma greve. Durante o estado de greve há reflexão, debate e mobilização em torno de um processo que pode vir ou não a culminar em uma greve.

Durante o estado de greve, geralmente há continuidade das atividades (ensino, pesquisa e extensão, no caso das universidades), mas o diferencial é que os servidores permanecem mais organizados realizando ações e mobilizações com maior frequência e participação da categoria.

Serviço

Assembleia Geral Extraordinária dos docentes da UFPR

Data: 28 de novembro (quinta-feira)

Horário: 14h

Local: Teatro da Reitoria (Rua XV de Novembro, 1299 – Centro, Curitiba-PR)

Pauta:

1)            Informes

2)            Eleição para delegação do 39º Congresso do ANDES-SN

3)            Análise de conjuntura e proposição de entrada em estado de greve dos professores da UFPR

4) Progressões acumuladas, problemas com adicionais de insalubridade e pedidos de afastamentos de pós-graduação e Licença Capacitação para os servidores da UFPR (Técnico e Docentes).

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS