APUFPR-SSind leva campanha contra desmontes na educação para a Feira de Cursos e Profissões da UFPR

27 de agosto de 2018

foto 1 novaNeste ano, a abertura da já tradicional Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi realizada em 23 de agosto. Aproveitando a oportunidade, a APUFPR-SSind realizou uma ação de divulgação da campanha Educação Sim, Retrocesso Não (www.facebook.com/EducacaoSim), iniciativa em defesa da educação apoiada por várias entidades e coletivos acadêmicos e estudantis.

Os membros da campanha entregaram materiais e conversaram com pais, estudantes e professores do Ensino Médio sobre os impactos do projeto educacional que o Governo Federal e setores mais atrasados das elites querem implementar.

Materiais garantiram ampliação do debate

tamanho para site-3Alguns materiais especiais foram utilizados para chamar a atenção dos alunos mais jovens. Banners com explicações sobre os retrocessos e um boneco temático da campanha em tamanho real atraíram os adolescentes e ajudaram a criar aproximação com um dos grupos mais duramente afetados pelas medidas.

Muitos professores da Educação Básica também se interessaram pela ação e levaram materiais explicativos para as escolas em que trabalham, contribuindo para a ampliação do debate. A pedagoga Maísa do Rocio Stival foi um deles. Para ela, programas como a Reforma do Ensino Médio e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representam um claro descaso com o futuro da educação pública brasileira.tamanho para site-4

“Quem está fazendo essas reformas? São as pessoas que estão na ponta do Ensino Médio? São os professores que estão atuando com os alunos? Teremos escolas o suficiente para o modelo que estão querendo implantar? É mais um passo para trás do que para frente. Não estamos avançando”, criticou Maísa.

De acordo com a secretária-geral da APUFPR-SSind, Sandra Mara Alessi, a ampliação do alcance da discussão era exatamente o objetivo da divulgação realizada na Feira. “Os alunos de escolas públicas e privadas vêm aqui para pensar no futuro. Nossa intenção é que, além de refletirem sobre seu futuro profissional, pensem também no futuro da educação e do país”, explicou.

Fonte: APUFPR-SSind

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS