APUFPR-SSind divulga abaixo-assinado contra desmonte da universidade pública

7 de agosto de 2017

conhecimento sem corteA APUFPR-SSind está se mobilizando, por meio de um abaixo-assinado, contra o desmonte que ameaça a universidade pública e o desenvolvimento científico no Brasil. Nos últimos 10 anos, o orçamento para essas instituições de ensino tem sido reduzido e novos cortes de recursos em programas de pesquisa estão sendo anunciados todos os meses.

Segundo dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), só em julho de 2017, foram pagas 45% menos bolsas de mestrado e doutorado – o equivalente a 20.935 bolsas cortadas – em relação a 2015.

Abaixo-assinado

Idealizado pela Adufrj-SSind, o abaixo-assinado divulgado pela APUFPR-SSind faz parte da campanha Conhecimento Sem Cortes. Ela propõe uma mobilização social aberta e suprapartidária promovida por professores universitários, cientistas, estudantes, pesquisadores e técnicos em oposição à redução dos investimentos federais nas áreas de Ciência, Tecnologia e Humanidades e ao sucateamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisa no Brasil.

Contra os cortes orçamentários, a campanha exige: a garantia do pleno funcionamento das universidades públicas e dos institutos de pesquisas; a garantia da continuidade de bolsas de estudo e políticas de permanência para estudantes nas universidades, especialmente cotistas; a retomada de investimentos em ciência, tecnologia e pesquisa nos mesmos patamares de 2014; e a retirada de educação e saúde do teto de gastos imposto pela Emenda Constitucional 95/2016.

Até o momento, a campanha já recolheu mais de 64 mil assinaturas e segue mobilizando a sociedade sobre a valorização do conhecimento científico, acadêmico e tecnológico do Brasil, como o principal caminho para superar a crise e avançar em direção ao desenvolvimento sustentável e justo do país.

Participe da campanha! É só acessar: http://www.conhecimentosemcortes.org.br/peticao/

 

 Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS