APUFPR-SSind discute problemas da saúde docente com a Reitoria da UFPR

10 de abril de 2017

IMG_2871Em 5 de abril, a diretoria da APUFPR-SSind e alguns dos membros do GTSS/A da entidade realizaram uma reunião com a Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O encontro foi realizado para tratar dos problemas relacionados à PROGEPE, em especial a saúde do trabalhador, cumprindo, assim, as agendas temáticas de trabalho propostas anteriormente.

Dessa forma, esteve na reunião o pró-reitor da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEPE) Douglas Ortiz Hamermuller, para receber as demandas da APUFPR-SSind e contribuir com o debate.

Progressão automática

O reitor da UFPR abriu a reunião dando a notícia de que a progressão automática está perto de ser implementada na Universidade.

De acordo com Fonseca, foi necessária a interferência da Reitoria, uma vez que a Comissão Permanente do Pessoal Docente (CPPD) desenvolveu um projeto de progressão automatizada e não automática. Ou seja, o docente teria as mesmas dificuldades que possui atualmente para comprovar seu direito à progressão de carreira. A única diferença é que a comprovação seria de forma digitalizada.

Funpresp-Exe

Com relação à Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal do Poder Executivo (Funpresp-Exe), a diretoria da APUFPR-SSind expressou sua preocupação com o papel dos servidores da PROGEPE na oferta da adesão à FUNPREP e na entrada de representantes desta na UFPR, para convencer os docentes a aderir ao plano de previdência complementar.

O Reitor e o Pró-Reitor aceitaram a proposta da APUFPR-SSind de deixar  material informativo para ser entregue aos novos professores que entrarem na Universidade, para que possam ter acesso à cartilha do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) e outros esclarecimentos sobre os riscos de aderirem ao FUNPRESP.

A diretoria também solicitou participar das reuniões com os novos docentes, a fim de  apresentar à APUFPR-SSind a sua atuação, inclusive com relação à Funpresp-Exe. O reitor e o pró-reitor da PROGEPE também concordaram com esta proposta.

Fórum de Saúde do Trabalhador

O vice-presidente da APUFPR-SSind, Luis Allan Künzle, levantou a necessidade de retomada das questões referentes à Saúde do Trabalhador. De acordo com o docente, o Fórum de Saúde do Trabalhador funcionava anteriormente com a participação de membros da APUFPR-SSind, do Sindicato dos Trabalhadores em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior no estado do Paraná (Sinditest-PR) e de servidores da área de saúde da PROGEPE.

Porém, na gestão do reitor Zaki Akel Sobrinho, as reuniões do Fórum deixaram de ter caráter propositivo para melhorar a saúde dos docentes e dos servidores técnico-administrativos da UFPR. Isso ocorreu porque a Reitoria e a PROGEPE  não davam continuidade aos encaminhamentos retirados em reunião.

O pró-reitor Hamermuller se comprometeu a retomar a participação nas reuniões com a APUFPR, e a primeira já está marcada para 19 de abril.

Assédio moral

Sobre as políticas de combate à violência e ao assédio moral, o reitor da UFPR, Ricardo Marcelo, afirmou que essa gestão irá instituir novos parâmetros de transparência que não tenha o cunho meramente formal.

De acordo com o Reitor, é preciso que haja reflexão e ação institucional, com o objetivo de estabelecer um protocolo sobre como a universidade deve agir nos casos de violência e assédio moral. Para isso, será necessário rever, entre outros organismos, a ouvidoria da UFPR – que recebe denúncias de violência na Universidade.

Para a diretoria da APUFPR-SSind, a reunião foi proveitosa e um passo importante para a resolução das pautas locais dos docentes da UFPR.

Fonte: APUFPR – SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS