
A APUFPR está apoiando as mobilizações nacionais que ocorrerão no dia 15 de março para lutar pela revogação do Novo Ensino Médio, criado pelo governo de Michel Temer.
Para a APUFPR, as portarias publicadas na semana passada pelo MEC não contemplam as necessidades dos estudantes das escolas públicas.
A primeira portaria mantém os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Saeb e o Enem, o que representa a continuidade do Novo Ensino Médio e suas matrizes curriculares. Já a segunda estabelece uma Consulta Pública para “reformar a Reforma”, mas a APUFPR acredita que não há remendo para o que não tem conserto porque já foi criado para prejudicar a educação pública e criar um abismo entre as escolas públicas e as privadas.
A entidade reitera de que o espaço de debate para a formulação de novas propostas deve ser o Fórum Nacional de Educação (FNE), com a composição de 2016, anterior ao golpe que desfigurou o Fórum e impôs uma reforma antidemocrática, excludente e desastrosa para o futuro do país.
A APUFPR defende um Ensino Médio plural, inclusivo, democrático e voltado para a formação plena de cidadãos e cidadãs críticos. Na Assembleia Geral dos docentes da UFPR, realizada na sexta-feira (10), o tema foi abordado e os professores declararam seu apoio à luta pela derrubada no Novo Ensino Médio.
Em Curitiba, um ato está sendo convocado para o dia 15 de março, às 17h, na Praça Santos Andrade.
#RevogaNEM!
Serviço
Ato #RevogaNEM
Data: 15 de março
Horário: 17h
Local: Praça Santos Andrade
Fonte: APUFPR