ANDES-SN realiza o V Seminário Estado e Educação no início de maio na Ufes

O prazo final para o envio de textos ao caderno do encontro termina esta sexta-feira (7)

O ANDES-SN realizará o V Seminário Estado e Educação entre os dias 4 e 6 de maio na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Vitória. O tema desta edição será “A Educação como Direito e como Prática da Liberdade” e tem como objetivo analisar de forma crítica as políticas públicas educacionais em vigor e as propostas que se encontram tramitando em diversos espaços deliberativos, como Ministério da Educação e o Congresso Nacional. A atividade tem o apoio da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes-Seção Sindical do ANDES-SN).

Olgaíses Maués, 3ª vice-presidente e da coordenação do grupo de trabalho em Políticas Educacionais (GTPE) do ANDES-SN, explica que o Seminário é de extrema importância devido à conjuntura do país e que o tema do encontro expõe este momento. “Quando definimos a temática do Seminário estávamos mergulhados neste recrudescimento do conservadorismo e resolvemos resgatar o educador Paulo Freire, que é um defensor da educação como prática de liberdade, e o próprio tema do encontro é em homenagem a um dos livros dele ‘Educação como Prática da Liberdade’”, disse.

Segundo a coordenadora do GTPE, o encontro contará com palestras e grupos temáticos e os debates serão focados em questões relacionadas ao avanço da mercantilização, da privatização e do conservadorismo no campo educacional brasileiro. “É muito sério a política de mordaça nas escolas que está ocorrendo. Em alguns estados, os deputados estão retirando dos Planos Estaduais de Educação a palavra ‘gênero’, o que é uma censura imensa para o debate aberto e franco nas escolas das questões que perpassam a sociedade e, ainda, dado o momento de retirada de direitos das mulheres e acirramento do machismo. Também nos preocupa, o avanço da ‘Escola sem Partido’, que vem ganhando cada vez mais força, com a tramitação na Comissão Especial que analisa o PL 7180/2014”, ressaltou.

A diretora do ANDES-SN informa que participação no evento não é restrita apenas aos docentes sindicalizados ao ANDES-SN, e sim aberta a todos que trabalhem com ou se interessem pela temática.

Envio de Textos

Os docentes sindicalizados ao ANDES-SN têm até esta sexta-feira (7) para enviar contribuições ao caderno de textos do Seminário, que irá subsidiar as discussões nos grupos de trabalho, ao  endereço eletrônico: [email protected]. O Caderno será divulgado no dia 19 de abril e enviado as seções sindicais do ANDES-SN. As discussões levarão em conta quatro eixos temáticos: Política de Financiamento, Política de Formação e Valorização dos professores, Política de Avaliação e Política Curricular.

A diretora do Sindicato Nacional convoca todos os docentes a participarem do seminário. “Esperamos que as seções sindicais participem do Seminário, enviando o maior número possível de professores e que estes repliquem o conteúdo deste encontro”, conclui Olgaíses.

Confira aqui a Circular 55/17 com a divulgação e a programação completa do V Seminário Estado e Educação

Confira também o cartaz e o folder com a programação.

Serviço

V Seminário Estado e Educação

Data: 4,5 e 6 (quinta, sexta e sábado) de maio de 2017

Local: Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Vitória (ES)

Fonte: ANDES-SN


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS