ANDES-SN e mais de 60 entidades lançam manual de defesa contra a censura em escolas

3 de dezembro de 2018

Com a intensificação dos ataques à liberdade de cátedra, surgiu a necessidade de se construir um enfrentamento direto ao cerceamento à pluralidade de concepções pedagógicas. Por isso, o ANDES-SN, em parceria com mais de 60 entidades, lançou o Manual de Defesa Contra a Censura nas Escolas, disponível na íntegra online.

A publicação fornece orientações sobre medidas jurídicas que podem ser adotadas caso os direitos constitucionais dos professores sejam desrespeitados, seja por meio de ataques verbais, institucionais ou físicos.

O material também propõe o diálogo sobre possíveis encaminhamentos político-pedagógicos para combater a censura. Alguns capítulos discorrem sobre abordagens para trabalhar a questão com a comunidade, conscientizando a sociedade sobre as eventuais consequências de se incentivar uma “caça às bruxas”, com a imposição de uma “mordaça” aos docentes.

Além do sindicato nacional, entidades como o Instituto Vladimir Herzog, o Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio e o Ministério Público Federal também se envolveram na produção colaborativa do conteúdo.

Para acessar o material na íntegra, clique aqui.

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS