Acervo de Saberes da Ilha do Mel quer divulgar artigos científicos para ilhéus de modo lúdico

Hoje a série Universidade Além dos Muros – criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade Federal do Paraná na sociedade, por meio da tríade pesquisa, ensino e extensão – pega a barca direto para a Ilha do Mel!
A Ilha do Mel, no litoral do Paraná, possui uma concentração riquíssima e única de fauna e flora, além de tradições próprias de seus moradores. É um local que já gerou as mais variadas pesquisas científicas de áreas como Engenharia e Sociologia até Geografia e Artes. O potencial é enorme para o meio acadêmico, porém, um sentimento facilmente encontrado entre os ilhéus é o de descaso: raramente eles recebem algum retorno sobre a contribuição nas pesquisas.
Para sanar essas dificuldades e compartilhar novamente com os habitantes da Ilha os conhecimentos deles que resultaram em trabalhos científicos, começou o projeto Geração de Acervo e Disseminação de Conhecimentos e Saberes sobre a Ilha do Mel, coordenado pelo docente Daniel Hauer Queiroz Telles, do Centro de Estudos do Mar. Atuando em um campus da UFPR com vista de frente para a Ilha do Mel, o professor percebeu a necessidade de agrupar esses artigos científicos em um único local.
Além dessa primeira etapa de levantamento, o projeto está focado agora no que considera a questão mais importante: a devolutiva, um modo lúdico e livre de mostrar para a população, em uma linguagem acessível, o que acontece com todas as pesquisas com que ela contribuiu. Assista ao nosso vídeo para conhecer um pouco desse local tão rico para o litoral!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS