Nesta segunda (26), APUFPR promove live sobre situação das universidades federais

live-APUFPR-26-07

Live Panorama das Universidades Federais no contexto das atuais politicas educaionaisConvidamos a comunidade acadêmica a participar da live “Panorama das universidades federais no contexto das atuais políticas educacionais”, que será promovida pela APUFPR na próxima segunda-feira (26).

A conversa será transmitida pelo Youtube e Facebook APUFPR SSind – YouTube, e contará com a presença da professora Maria Beatriz Luce, titular de Política e Administração da Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); e das professoras Yvelise de Freitas Arco-Verde e Maria Tereza Carneiro Soares, do Departamento de Planejamento e Administração Escolar (Deplae) da UFPR.

A live será mediada pelo professor Ângelo Ricardo de Souza, do Deplae da UFPR, e terá como foco a graduação, a partir do princípio do acesso à Educação Superior como um bem público social, um direito humano e universal, e um dever do Estado.

Maria Beatriz, que compõe a Comissão da Conferência Mundial de Educação Superior, trará o panorama nacional e internacional das universidades, avaliando os impactos da Covid-19 sobre as instituições, e o papel delas na construção de horizonte sustentável, alinhado com os preceitos da Agenda 2030.

Yvelise discutirá sobre Formação Continuada nas licenciaturas, demonstrando a pertinência de fomentar um espaço de diálogo entre a Educação Básica e a Educação Superior.

Já Maria Tereza, que é coordenadora de Políticas de Graduação da PROGRAD, apresentará o panorama dos cursos de graduação na UFPR e os impactos do sucateamento progressivo enfrentado pela universidade, desde 2016, em todas as áreas de conhecimento da instituição, prejudicando os estudantes. Ela também discutirá a questão curricular.

O objetivo da live é refletir sobre o papel das universidades perante os atuais desafios da humanidade e do planeta, a partir do entendimento que o acesso, o uso e a democratização do conhecimento são um bem social, coletivo e estratégico, e que é essencial que as instituições tenham a estrutura básica. Só assim, poderão garantir a construção de uma cidadania plena e a emancipação social dos indivíduos.

Participe de nossa live e divulgue:

LIVE – “Panorama das universidades federais no contexto das atuais políticas educacionais”
Quando: 26/7 (segunda-feira)
Horário: 19h
Onde assistir: No Youtube e no Facebook da APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS