Docentes da UFPI criam manual digital de Libras gratuito para ensino de Ciências e Biologia

APUFPR-Docentes-da-UFPI.jpg

Um grupo de docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) se deparou com um impasse: como fortalecer a educação inclusiva para pessoas surdas, se a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não dispunha os símbolos correspondentes às palavras necessárias para o ensino das disciplinas de Ciências e Biologia?

Percebendo o desafio se colocava tanto aos docentes – na tarefa de transmitir o conhecimento – como aos alunos – na tentativa de apreendê-lo – os professores resolveram criar o Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano.

“Muitas vezes, o intérprete tenta recorrer aos recursos visuais, como as imagens do livro didático, mas não obtém sucesso, dificultando mais ainda a aprendizagem do aluno surdo”, explica, no prefácio, a professora Liana Maria Menezes Galeno, especialista que liderou a criação do manual.

Segundo ela, o material é importante para surdos, profissionais da Educação, intérpretes e instrutores de Libras.

Liana destaca que o manual também vai privilegiar outras áreas do conhecimento, principalmente ligadas à Saúde, como Medicina, Enfermagem e Psicologia, que igualmente encontram carência de material sobre o assunto e que têm histórico de dificuldade em realizar atendimento à pessoa com surdez.

O livro digital (e-book) é gratuito e está disponível para download neste link.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS