Autonomia, condições de trabalho e vida

Em 2020, por causa da pandemia, tivemos que direcionar nossas ações para o campo digital e, ao mesmo tempo, aumentar a articulação com outros setores da sociedade para garantir que a Democracia prevalecesse na UFPR.

Para isso construímos a consulta paritária para escolha da nova Administração ao lado do Sinditest, DCE e APG, e lutamos juntos para que a escolha da comunidade fosse respeitada.

Lutar pela Autonomia Universitária sempre foi uma das prioridades porque sabíamos que, com isso, poderíamos resistir e lutar muito mais contra o que ainda está por vir.

Em 2020, conseguimos negociar com a Administração da Universidade que a oferta de disciplinas fosse de caráter totalmente voluntário para as unidades administrativas e para o corpo docente da UFPR.

Não temos dúvida de que essa nova dinâmica do ensino remoto trouxe uma carga muito pesada para todos os trabalhadores do Brasil. Por isso, nós, da Chapa 1 – Unidade, Democracia e Luta combatemos a precarização do trabalho docente no ensino remoto e apoiamos os docentes nas situações de adoecimento físico e mental, considerando que, neste contexto de pandemia, problemas de saúde surgem e se agravam.

Além disso, iremos propor a criação de um observatório institucional que permita, no período pós-pandemia, identificar os impactos da crise sanitária na saúde física e mental e na qualidade de vida dos membros da comunidade da UFPR, garantindo acolhimento e suporte.

Neste momento, precisamos ser maduros e entender que a luta agora é muito maior. Corre na Câmara dos Deputados, em regime de urgência, o PL 5.595/2020 que obriga o retorno das atividades presenciais em escolas e universidades, mesmo durante a pandemia.

Se aprovado pelo Congresso, iria se chocar com o que diz o artigo 207 da Constituição, que trata da autonomia de gestão das instituições federais de ensino.

Além disso, o PL também proíbe que possamos fazer greve para defender nosso direito à vida.

No começo de 2021, demos início a um movimento em defesa da ciência e da vacinação em massa (Vacina é ciência. Vacina é vida) e estivemos na organização de gigantescas carreatas puxadas com essa pauta.

Continuaremos nessa luta porque sabemos que essa é a única forma retornarmos para as atividades presenciais com segurança para todos.

Vote Chapa 1 – Unidade, Democracia e Luta

 

Conheça nossas propostas aqui.


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS