Filiados podem ganhar livro que é referência do estudo da Criminologia e do efeito dos preconceitos sociais

Apufpr-Filiados-podem-ganhar-livro.jpg

Cinco anos após o lançamento de sua 4ª edição, o livro “Criminologia e Estigmas — Um estudo sobre os preconceitos”, de autoria do professor Carlos Roberto Bacila, do Departamento de Direito Penal e Processual Penal da UFPR – e que é também delegado da Polícia Federal -, tornou-se uma obra de referência em sua área.

Com a edição esgotada, o autor reservou alguns exemplares para os filiados da APUFPR que queiram estudar o tema. Os interessados deverão entrar em contato com a entidade para reservar seu exemplar.

No livro, o autor adiciona ao estudo da Ciência da Criminologia abordagens que mostram como os preconceitos da sociedade contribuem para a criminalização de cidadãos como, por exemplo, na cruel e arbitraria figura do “criminoso em potencial”, cuja origem não teria fundamento racional.

Há 20 anos, Bacila visitou o professor Fritz Sack em Hamburgo (Alemanha) para falar sobre o assunto das Metaregeln (metarregras), importante conceito que permitiu formular o aspecto subjetivo dos estigmas como ‘metarregras negativas’. Este foi o marco inicial da construção da obra.

O livro apresenta casos reais em que os estigmas levaram a sociedade a falhar em investigações de crimes. “Desta maneira, passei a analisar casos concretos e avaliar o grau de preconceito que apresentavam. Lutarei contra os preconceitos dirigidos aos afrodescendentes, aos pobres, de gênero e tantos outros que existirem”, afirmou o autor, que atualmente leciona Criminologia e Cinema e Direito.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS