Como vai funcionar a assembleia online de terça-feira (23) para escolha da CPC?

Apufpr-Como-vai-funcionar-a-assembleia-online.jpg

Em tempos de pandemia, toda a sociedade está tendo que encontrar novas formas de convívio social. E o movimento sindical também está tendo que se adaptar, inclusive para tomada de decisões importantes.

Além de realizar atividades virtuais, como seminários e cursos, o sindicato também irá realizar pela primeira vez uma assembleia totalmente online. Será nesta terça-feira (23), às 14h, com transmissão ao vivo pela página de Facebook e pelo canal de Youtube da APUFPR.

A assembleia terá como pauta única a formação da Comissão Paritária de Consulta (CPC), que estará à frente do processo democrático de escolha da nova gestão da Reitoria da UFPR, já que o mandato do atual reitor se encerra em 16 de dezembro deste ano.

 

Entenda como vai funcionar a votação:

O procedimento de votação indicará duas chapas (dois titulares e dois suplentes) que irão compor a Comissão Paritária de Consulta (CPC).

A CPC é formada por três chapas de representantes (titulares e suplentes) de cada uma das entidades (APUFPR, SINDITEST e DCE), em um total de nove representantes titulares e nove suplentes. Também compõem a CPC: um representante titular e um representante suplente de cada uma das chapas inscritas para a disputa eleitoral para Reitoria.

A assembleia irá iniciar às 14h em primeira chamada e 14h30 em segunda chamada, e poderá ser acompanhada nos seguintes canais: www.facebook.com/apufpr e www.youtube.com/APUFPR. Nesta fase da assembleia, haverá oportunidade de livre manifestação de inscritos e, posteriormente a apresentação das chapas, que igualmente poderão se manifestar.

Esta fase permanecerá gravada e poderá ser acompanhada mesmo após sua finalização. A inscrição para a manifestação será realizada via WhatsApp por número a ser fornecido durante a Assembleia.

Em seguida se procederá a votação, que será realizada por meio de um módulo específico, cujo acesso será feito por meio de um link ao endereço eletrônico. O link e a senha serão enviados aos emails dos professores filiados à APUFPR. O módulo de votação estará aberto somente das 17h30 às 20h30h.

Ao entrar, o votante poderá escolher uma ou, no máximo, duas opções de chapa na lista disponível.

Ao votar, sua participação na Assembleia será registrada automaticamente.

 

Obs:

  1. Dúvidas ou problemas com senha poderão ser dirimidas durante o período de votação pelo número WhatsApp (41) 99981-7835.
  2. Tanto a ordem das inscrições para a manifestação como os relatórios finais de votação serão necessariamente auditados por fiscais voluntários.

 

ANDES-SN emitiu parecer favorável à realização das assembleias online

O ANDES-SN publicou nesta segunda-feira (22) uma nota política e técnica sobre a Lei 14.010, publicada em 10 de junho, que autoriza a realização, até 30 de outubro, de assembleias online em entidades privadas (como são os sindicatos), mesmo sem haver previsão estatutária (como é o caso da APUFPR e do próprio ANDES-SN).

No entendimento da direção do Sindicato Nacional e da Assessoria Jurídica Nacional da entidade, essa modalidade de assembleia pode ocorrer em situação excepcional, como a que estamos vivendo por causa da pandemia do Coronavírus. Veja aqui o documento.

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS