Sociedade brasileira de ciência do solo lança livro que mapeia as iniciativas de educação em solos no Brasil

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A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) E O Grupo de Pesquisa de Educação em Solo da UFPR lança o livro “Iniciativas de Educação em Solos no Brasil”.

Esta publicação, que é fruto das ações da Divisão IV (Solo, Ambiente e Sociedade) da SBCS, e reúne 78 atividades que foram cadastradas, pelos respectivos coordenadores, no “Banco de Dados Nacional de Iniciativas de Educação em Solos” (https://bit.ly/33PBibl).

São apresentadas informações sobre o nome da iniciativa, público alvo, atividades desenvolvidas, coordenação, contatos e páginas das mesmas na Internet.

A obra chega em um momento oportuno para a socialização das iniciativas de Educação em Solos no Brasil, concebidas e desenvolvidas por diferentes educadores ao longo dos últimos 20 anos, contextualizadas em diferentes territórios, culturas e áreas do conhecimento.

De acordo com os organizadores do livro, os Professores Marcelo Ricardo de Lima, Fabiane Machado Vezzani, Valentim da Silva e Cristine Carole Muggler, “a Educação em Solos é um processo formativo e humanizador dos sujeitos envolvidos, em que o conhecimento sobre solos é construído a partir de suas vivências”. Assim, segundo os organizadores, “o conhecimento sobre solos passa a fazer sentido e parte da vida dos sujeitos de uma forma cada vez mais integrada às suas ações cotidianas. É a transformação da realidade e dos sujeitos na relação com o solo”.

Esta publicação pretende permitir o (re)conhecimento mútuo das iniciativas e inovações encontradas na Educação em Solos, inspirando, instigando e promovendo reflexões e diálogos acerca das práticas e processos em curso no país.

A partir deste livro, os organizadores esperam que o contato entre os agentes dos processos pode ser potencializado, gerando interações entre os projetos e fortalecendo o conjunto de Educadores em Solos, além de estimular a aproximação de outros. Ainda, o Banco de Dados possibilita a realização de análises diversas e, sobretudo, a constatação da complexidade da Educação em Solos, para além da descrição e caracterização de conteúdos e ações. Este Banco continua aberto para inclusão de novas ações que poderão ser adicionadas nas próximas edições do livro.

O livro é destinado a todos os envolvidos e interessados na Educação em Solos, com especial ênfase a instituições como secretarias estaduais e municipais de educação, de agricultura e de meio ambiente, a entidades públicas ou privadas ligadas à educação ambiental, a organizações e associações de agricultores e produtores rurais, a grupos que atuam na agricultura urbana, entre outros, que tenham interesse ou envolvimento com a Educação em Solos.

No prefácio da publicação, a presidente da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, a Profa. Lúcia Helena Cunha dos Anjos, pontua que “Esta obra é uma iniciativa de grande importância para a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), como registro, mas também para reconhecimento de tantos que dedicam seu tempo, para além das horas normais de trabalho, à Educação em Solos no Brasil”.

A Profa. Lúcia Helena ainda destaca que “Cada um desses projetos, assim como outros que não foram inseridos no catálogo, contribuiu para o marco de participação do Brasil, em 2019, na iniciativa da FAO do dia 05 de dezembro para celebrar o Dia Mundial do Solo. De um total de 507 eventos, em 100 países de todo o mundo, o Brasil contribuiu com 79, o maior número em um só país (http://www.fao.org/world-soil-day/worldwide-events/en/)”.

 

Confira o livro aqui


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