[Além das 8] O laboratório que, há 50 anos, é a casa de diversos avanços científicos

apufpr_projeto_alem_das_oito_lorxi.jpg

A série Além das 8 traz, nesse episódio, o trabalho desenvolvido pelos professores Irineu Mazzaro e Guinther Kellermann, do Departamento de Física da UFPR, no Laboratório de Óptica de Raios X e Instrumentação (LORXI) da universidade.

Coordenador do LORXI, Mazzaro conta a história, os desafios e a importância do espaço que, há meio século, atende, ininterruptamente, a comunidade científica da UFPR – da instrumentação (com ótica de raios X) às ciências naturais.

Já Kellermann nos apresenta o espaço do LORXI localizado no subsolo da universidade – ponto estratégico que garante maior estabilidade da temperatura e, portanto, maior qualidade na obtenção de resultados das pesquisas.

[Além das 8] O laboratório que, há 50 anos, é a casa de diversos avanços científicos

#AlémDas8H Conheça o trabalho dos docentes Irineu Mazzaro e Guinther Kellermann, no Laboratório de Óptica de Raios X e Instrumentação (LORXI) da UFPR. Aos 50 anos, o espaço é a casa de diversas produções científicas – das Exatas à Saúde! Vem assistir:

Publicado por APUFPR-SSind – Associação dos Professores da UFPR em Quinta-feira, 28 de maio de 2020

A cada fala dos docentes, nota-se o quanto o LORXI é indispensável para as mais diversas áreas do conhecimento. Das engenharias (como Civil ou de Alimentos), passando pela Saúde (como Farmácia), até as Exatas (como Física e Química), por exemplo, muitas são as ciências que se robustecem com o apoio do laboratório.

Além de produções científicas, o local refina o aprendizado dos estudantes, forma profissionais especializados, colabora com pesquisadores de instituições nacionais e internacionais, sedimenta publicações, e facilita o acesso às mais avançadas técnicas de investigação científica, dentre outras contribuições.

Tudo isso mesclando o uso de equipamentos de ponta com a dedicação de docentes que, seja qual for o ambiente e o horário de trabalho, não medem esforços para entregar ao país conhecimento, desenvolvimento e avanços tecnológicos e científicos.

Além das 8

Diante das mentiras contada pelo ministro da Educação, Abraham Weintraub, que tenta enganar a população afirmando que os docentes de universidades federais atuam apenas oito horas por semana, nasceu a série Além das 8, uma criação original da APUFPR que, a cada episódio, mostra que a docência nestas instituições não se resume às salas de aula: ela vai muito “além das 8”!

Saiba mais clicando aqui e aproveite para conferir os episódios anteriores!

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS