Além das 8: projeto do Direito ajuda imigrantes e refugiados a se integrar à sociedade brasileira

PROJETO-REFÚGIO-MIGRAÇÃO-E-HOSPITALIDADE-SITE.jpg

A UFPR tem em seu Prédio Histórico um projeto que auxilia imigrantes e refugiados com suporte jurídico e propicia troca de experiências, auxiliando na integração deles à sociedade brasileira. É o Projeto Refúgio, Migração e Hospitalidade.

Estabelecido em 2014, o projeto teve sua origem em 2013, no auge da chegada dos imigrantes haitianos, refugiados após tragédias naturais e políticas. No curso de Letras, cerca de 100 deles frequentavam aulas de português. Nessas aulas, muitas dúvidas sobre direito e burocracia eram levantadas pelos alunos.

Foi assim, diante da necessidade deste suporte, que a professora Tatyana Scheila Friedrich, coordenadora do Programa Política Migratória e Universidade Brasileira, referência em Direito Internacional, foi contatada. Ela conseguiu mobilizar estudantes de Direito e assim começaram a dar atendimento jurídico aos imigrantes e refugiados, lançando o embrião do projeto.

“É fundamental termos esse espaço de acolhida na cidade, pois não há políticas de governo específicas. Aqui encontram espaço de escuta, podem trazer demandas e inquietações, enquanto os alunos aprendem enquanto vida”, contou a coordenadora do Projeto.

O projeto compartilha o conhecimento acadêmico ao ajudar e dialogar com a sociedade, auxiliando parcelas vulneráveis da população a conhecer todos os caminhos para obter documentos necessários como carteira de trabalho, garantir direitos aos filhos como educação e saúde e tudo que o Estado brasileiro pode oferecer.

Um caso bastante interessante atendido pelo projeto foi o do advogado e jornalista sírio Amr Houdafa, que, trazendo seus conhecimentos de seu país, conseguiu realizar o sonho de fazer um mestrado. Prova que os imigrantes e refugiados têm muito a trazer ao país e só precisam do suporte adequado.

Além das 8: projeto do Direito ajuda imigrantes e refugiados a se integrar à sociedade brasileira

O Projeto Refúgio, Migração e Hospitalidade ajuda imigrantes e refugiados com suporte jurídico e troca de experiências, ajudando na integração destes à sociedade brasileira.

Publicado por APUFPR-SSind – Associação dos Professores da UFPR em Quinta-feira, 14 de maio de 2020

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS