[Além das 8] O laboratório que compreende robôs e algoritmos para gerar benefícios à sociedade

ALÉM-DAS-8-VRI-Visão-Robótica-e-Imagem-MINIATURA-YOUTUBE-1280x720.jpg

O sétimo episódio da série Além das 8 mostra o trabalho do Laboratório Visão Robótica e Imagem da Universidade Federal do Paraná (UFPR), do qual participam os professores David Menotti Gomes e Eduardo Todt.

O grupo desenvolve projetos em três frentes principais: robótica, visão computacional e processamento de imagens.

Entre as pesquisas do laboratório estão a de reconhecimento automático de placas de carro, de biometria da fossa nasal de bovinos e de identificação de pessoas por meio da região periocular.

Gomes reafirma a importância do investimento em pesquisa para que as instituições cumpram com o seu papel social.

“Quais são as maiores universidades do mundo? Elas são reconhecidas pela qualidade da sua pós-graduação, dos seus alunos de doutorado, de mestrado, da inovação que ela proporciona para a sociedade”, destaca.

Já Eduardo Todt pontua o inegável desenvolvimento que a educação pública superior vivenciou nos últimos anos.

“A gente assistiu a uma grande transformação aqui na universidade nos últimos vinte anos, eu diria. A universidade se transformou em um enorme agente de inclusão social”, destaca Todt.

[Além das 8] O laboratório que compreende robôs e algoritmos para gerar benefícios à sociedade

Está no ar mais um capítulo da série Além das 8! Dessa vez, vamos conhecer o trabalho dos docentes do Laboratório Visão Robótica e Imagem da UFPR, responsáveis por projetos de pesquisa ligados à robótica, visão computacional e processamento de imagens.

Publicado por APUFPR-SSind – Associação dos Professores da UFPR em Sexta-feira, 27 de março de 2020

Além das 8

Além das 8 é uma série criada pela APUFPR para mostrar o árduo e apaixonado trabalho dos docentes da UFPR.

O nome é uma referência à infeliz declaração do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que insiste em afirmar que os professores universitários trabalham apenas oito horas por semana.

O objetivo da APUFPR com os vídeos é mostrar que há, sim, muito trabalho para “além das oito”, como a pesquisa, a extensão, captação de recursos, orientação de pós-graduandos e diversas atividades que garantem a excelência da UFPR.

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS