Os docentes que salvam vidas de inúmeros animais pelo país

12aq.jpg

O sétimo episódio da série Além das 8 retrata o trabalho desenvolvido pelos docentes do Departamento de Medicina Veterinária (DMV) da UFPR José Francisco Warth e Cybelle de Souza no Laboratório de Diagnóstico Imunomicrobiologico (Labimicro).

Warth e Cybelle contam sobre o suporte do Labimicro ao Hospital Veterinário da UFPR, diagnosticando doenças infecciosas de pequenos animais (cães e gatos), animais silvestres e grandes animais (bovinos, equinos e pequenos ruminantes), principalmente nas áreas de bacteriologia e oncologia.

Mesmo com a intensa rotina, somada ao preparo de aulas práticas, foi além das 8 horas da jornada em sala de aula que Cybelle desenvolveu, no laboratório, a vacina contra a piodermite, um câncer muito comum e infeccioso. Hoje patenteada e comercializada, a vacina salva a vida de inúmeros animais pelo país.

Além de auxiliar na eficácia dos tratamentos clínicos oferecidos por médicos veterinários da instituição, o Labimicro realiza exames imunológicos em todo o gado bovino da Fazenda Experimental Canguiri (da própria UFPR), atendendo às normas vigentes do Plano Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose. Com isso, o leite do rebanho leiteiro da universidade pode ser comercializado.

Apesar da imensa contribuição a diversos programas de residência e extensão à comunidade, o laboratório depende das arrecadações da Fundação de Apoio da UFPR (Funpar) para manter a excelência nos diagnósticos. Enquanto isso, o trabalho nunca para: toda amostra que chega, não importando dia nem hora, é imediatamente analisada.

Se por um lado há limitações de recursos e de material de apoio, por outro há muita dedicação e amor à profissão.  Afinal, não se é professor por apenas 8 horas. E os professores do Labimicro são 24 horas por dia. Conheça mais o trabalho realizado por eles:

Os docentes que salvam vidas de inúmeros animais pelo país

O novo episódio de #AlémDas8H está no ar! Conheça o trabalho dos docentes José Francisco Warth e Cybelle de Souza no Laboratório de Diagnóstico Imunomicrobiologico (Labimicro) e as importantes conquistas do grupo:

Publicado por APUFPR-SSind – Associação dos Professores da UFPR em Sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Além das 8

Após mentir sobre a jornada de trabalho dos docentes de universidades federais, dizendo que trabalham apenas oito horas por semana, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, recebe, a cada episódio da série, uma resposta legítima e inequívoca. Saiba mais sobre esta criação original da APUFPR, clicando aqui. Assista os episódios anteriores.

Fonte:APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS