Senado abre consulta pública sobre MP que dá poderes para que o presidente escolha reitores

senado-1.jpg

O site do Senado abriu uma consulta pública sobre a Medida Provisória (MPV) 914/2019, que dá ao presidente da República, Jair Bolsonaro, plenos poderes para indicar o reitor das universidades federais mesmo que não seja o mais votado pelas comunidades internas e indicado pelos conselhos superiores.

O link é: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=140379

A Medida Provisória ainda acaba com e eleição para diretores das unidades (campis e setores), que passariam a ser indicados diretamente pelo reitor.

Na prática, o presidente da República está formalizando a figura do “interventor”, alguém que mesmo sem respaldo da comunidade acadêmica e sem ter recebidos votos suficientes será apadrinhado pelo governo para assumir a gestão e dar prosseguimento à implementação da visão do Governo Federal nas instituições.

Nos últimos dias, uma enxurrada de robôs de internet e de perfis falsos está divulgado a consulta pelas redes sociais e por aplicativos de mensagens, despejando milhares de votos favoráveis à medida do governo, com o objetivo de ferir a democracia e a autonomia das instituições federais de ensino superior.

Por isso, convidamos a todos que votem também nessa consulta, porque sua intenção é obter votos favoráveis apenas para referendar a posição do governo, e futuramente essas informações poderão ser usadas como argumentação para isso.


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS