[VÍDEO] Terror: de gênero ficcional à realidade nas universidades federais

22 de outubro de 2019
siteNovo

Na literatura, no cinema, na música e nas mais diversas expressões artísticas, o terror é um gênero que causa medo, pavor, e está fortemente ligado à fantasia e à ficção especulativa. O gênero explora possibilidades diferentes do mundo real a fim de provocar resposta emocional, psicológica ou física àqueles que se deparam com ele.

Todavia, desde que o Governo Federal estabeleceu a educação como sua inimiga, voltou seu canhão de ódio para as universidades federais, o terror deixou de ser apenas um gênero narrativo e se tornou real nessas instituições.

Dos cortes de verbas ao Future-se, passando por ataques à reputação, ondas de fake news e muito terror psicológico, a realidade das universidades federais se tornou incerta e, de certa forma, tenebrosa para professores, técnicos administrativos e estudantes.

Para o escritor que revolucionou o gênero de terror, H. P. Lovecraft (1890 – 1937) “A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo, e o mais antigo e mais forte de todos os medos é o medo do desconhecido”. A famosa citação, de seu ensaio O Horror Sobrenatural na Literatura, traduz com clareza a atual realidade das universidades federais.

A campanha da APUFPR Universidade Federal: Menos Terror, Mais Valor usa-se dessa temática em resposta ao autoritarismo do Governo Federal, alertando e chamando a categoria a se mobilizar contra a grave situação que oprime as instituições. Literalmente, contra o terror que assombra sobre toda a comunidade universitária.

Assista ao teaser abaixo, compartilhe, comece a agir. Ou, testemunhe o nascimento do medo.

 

Chega de terror. Comprometa-se. É o seu futuro que está em risco.

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS