[Além das 8] O professor e o laboratório que são sinônimos de excelência na análise de combustíveis

MINIATURA-ALÉM-DAS-OITO-LABORATÓRIO-DE-ANÁLISE-DE-COMBUSTÍVEIS-AUTOMOTIVOS.jpg

No terceiro episódio da série Além das 8, conheça o trabalho desenvolvido pelo professor do Departamento de Engenharia Química da UFPR Carlos Itsuo Yamamoto no Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUT).

Diretor executivo da Agência de Inovação da Universidade, Yamamoto conta sobre a importância do LACAUT – um projeto nascido em 2000, a partir da demanda da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) em monitorar a qualidade dos combustíveis de todo o país.

A equipe coordenada pelo docente foi a escolhida para as monitorias paranaenses e, em 19 anos, já realizou mais de um milhão e meio de ensaios com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Por meio do excelente trabalho realizado no LACAUT, o docente atraiu a atenção de empresas, indústrias e do governo, conquistando projetos para a UFPR. No episódio, Yamamoto e alguns de seus alunos abordam os benefícios sociais alcançados com a implementação do laboratório e de outros projetos da Universidade. Em contraponto, relatam as dificuldades diariamente enfrentadas para que o nível máximo de qualidade não se perca, mas permaneça como a marca do LACAUT.

É após as oito horas de docência de Yamamoto que este gigante projeto ganha vida. Confira:

[Além das 8] O professor e o laboratório que são sinônimos de excelência na análise de combustíveis

[VÍDEO APUFPR] No terceiro episódio de #AlémDas8H, conheça o trabalho do professor Carlos Itsuo Yamamoto no Laboratório de Análises de Combustíveis Automotivos (LACAUT) e veja como a UFPR se destaca no cenário científico:

Publicado por APUFPR-SSind – Associação dos Professores da UFPR em Sexta-feira, 18 de outubro de 2019

Além das 8

Criada pela APUFPR, a série é uma resposta às mentiras do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que reiteradamente tem espalhado a mentira de que os docentes das universidades federais trabalham apenas 8 horas por semana. Nos episódios anteriores, apresentamos:

Episódio 1: Além das 8: laboratório da UFPR é destaque na preservação ambiental

Episódio 2: Além das 8: segundo episódio conta o trabalho de pesquisa e inovação de Engenheira Mecânica da UFPR

 

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS