APUFPR convoca docentes para a Greve Geral da Educação de 48 horas

16 de setembro de 2019
apuf-greve48h-novosite

A APUFPR convoca os docentes da UFPR para se somarem à construção da Greve Geral da Educação de 48 horas nos dias 2 e 3 de outubro. As datas foram definidas na reunião do Setor das Federais do Andes-SN. Os docentes da UFPR aprovaram a adesão à paralisação em assembleia realizada no dia 10.

No dia 2, a programação contará com atos internos nas Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) e, no dia 3, as atividades serão externas.

A Greve é mais um passo na luta de docentes, técnicos administrativos e estudantes contra o programa “Future-se” e os cortes orçamentários impostos pelo Ministério da Educação (MEC) às universidades federais.

As Ifes de todo o país seguem reféns da incerteza. Diversas instituições, entre elas a UFPR, estão na iminência de fecharem as portas por falta de orçamento para garantir o funcionamento de serviços básicos, como segurança e limpeza.

A precarização vem por todos os lados. Além das milhares de bolsas de pesquisa extintas sem nenhuma explicação, aulas de campo e outras atividades essenciais para a formação acadêmica estão sendo canceladas.

Não há dúvidas de que essa desmonte progressivo é uma estratégia para a imposição do Future-se, que prevê o repasse da administração das Ifes à iniciativa privada.

Com o programa, o objetivo do Governo Federal é diluir o compromisso social da universidade pública e concedê-la exclusivamente aos interesses do capital privado.

A Greve Geral da Educação de 48 horas surge como um importante instrumento de luta, de pressão e de diálogo com a sociedade sobre o desmonte da educação pública no Brasil.

Em breve, a APUFPR divulgará a programação dos dias 2 e 3.

Não deixe de participar!

Fonte: APUFPR


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS