Vídeo-reportagem: Coun da UFPR rejeita o Future-se. Assista!

Em sessão realizada nesta terça-feira (27), o Conselho Universitário (Coun) da UFPR decidiu, por unanimidade, pela rejeição ao Future-se.

Na avaliação dos conselheiros, o programa do Ministério da Educação (MEC), que prevê a entrega da administração das universidades e institutos federais à iniciativa privada, fere a autonomia universitária, submete a produção científica aos interesses do mercado e quebra a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que é uma das bases das universidades públicas.

Os integrantes do Coun aprovaram um documento de 44 páginas que fundamenta, ponto a ponto, os motivos pelos quais a UFPR não deve aderir ao Future-se. O texto é enfático ao afirmar que o Future-se deve ser rejeitado para “que se mantenha o caráter público das IFES, assegurando que atendam efetivamente a toda a sociedade brasileira, e não apenas a parte dela”.

A sessão também contou com a participação de docentes, servidores técnico-administrativos e estudantes, que lotaram a Sala dos Conselhos. A APUFPR vem participando ativamente da resistência à proposta desde que o programa foi anunciado pelo Governo Federal.

O posicionamento do Coun da UFPR acontece em um momento muito importante da luta contra o desmonte das universidades. Os cortes orçamentários do MEC, impostos às Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) em abril, secaram os cofres da UFPR, tornando a ameaça de interrupção das atividades uma realidade cada vez mais próxima.

Trata-se de uma importante importante vitória. O futuro da educação superior pública do Brasil está sendo decidido agora. Barrar o Future-se significa lutar por uma universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada.

A APUFPR participou da sessão do Coun e produziu uma vídeo-reportagem sobre essa grande vitória da comunidade universitária.

Confira abaixo!


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS