Soluções melhores que a Reforma? Auditoria da Dívida!

5 de abril de 2019

Até aqui, já enumeramos vários motivos pelos quais a Reforma da Previdência não é o melhor caminho para garantir que o sistema brasileiro siga sustentável pelos próximos anos. Mas então, qual é a saída?
O relatório final da CPI da Previdência propõe alguns possíveis encaminhamentos para ajustes à Previdência.
Um dos caminhos apontados para isso é a auditoria da dívida pública, pauta de movimentos sociais há muito tempo.
Todos os anos, pouco mais de 45% do orçamento da União é destinado a juros, encargos e amortizações da dívida. O endividamento, que equivale a 76,7% do PIB brasileiro e atingiu a marca de R$108 bilhões de reais em 2018 e de R$ 5,3 trilhões em valor bruto, é o verdadeiro rombo das contas públicas brasileiras.
A auditoria cidadã possibilitaria a supressão de parte considerável do valor e a reorganização dos recursos do país, recompondo o orçamento sem a necessidade de alterações previdenciárias.
A proposta de auditoria – que poderia resolver inúmeros problemas orçamentários – não entra em pauta porque a investigação da conta contraria os interesses do governo e do sistema financeiro, já que abriria a caixa-preta de ilegalidades, irregularidades e fraudes que alimentam o sistema da dívida, em parceria com os credores.
Uma auditoria cidadã realizada pelo governo equatoriano conseguiu reduzir drasticamente a dúvida pública daquele país. Por que o Brasil não poderia fazer o mesmo?
 


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS