APUFPR-SSind convoca docentes para a etapa regional do III ENE

APUFPR-IIIENE-Estudal-POSTSite-06

Nos dias 18 e 19 de maio (sexta-feira e sábado, respectivamente), será realizada a etapa estadual do III ENE (Encontro Nacional de Educação) em Curitiba.

O evento reunirá docentes, discentes, servidores e comunidade em geral para discutir os rumos da educação pública no Paraná, em todos os níveis de ensino.

O presidente da APUFPR-SSind, Herrmann Vinícius de Oliveira Muller, explica que o debate promovido pela fase regional do ENE é historicamente importante para a construção de um projeto de educação para o país, e se torna crucial neste momento político em particular. “É importante que professores do ensino básico até o superior se mobilizem em prol do ENE, para que possamos discutir e frear os retrocessos orquestrados contra a educação pública no atual governo”, defende.

Faca aqui a sua inscrição!

Programação

A abertura da etapa paranaense do III ENE acontecerá na noite de sexta-feira (18), a partir das 19h, no Auditório Central da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Lá, será realizada a primeira mesa, intitulada Educação no Paraná – Lutas em Defesa da Educação Pública. Entre os confirmados, estão a professora Mônica Ribeiro da Silva, do Departamento e Planejamento de Administração Escolar da Universidade, e a ex-diretora de Direitos Humanos da Executiva da União Nacional dos Estudantes (UNE) e estudante de Direito, Larissa Rahmeier.

No sábado (19), o segundo dia de evento irá das 9h às 17h e será realizado no Anfiteatro 100 do Campus Reitoria da UFPR. Nessa data, serão debatidos três eixos. Durante a primeira parte da manhã, a conversa será sobre o financiamento do sistema educacional público no Brasil, com docentes especialistas no tema e um representante do movimento estudantil.

Em seguida, haverá mesas para as duas temáticas restantes: Acesso e Permanência, que discutirá a democratização do ingresso e continuidade dos alunos em instituições públicas de ensino; e Gênero, Sexualidade, Orientação Sexual e Questões Étnico-Raciais, que falará sobre pluralidade e inclusão real e eficiente de minorias sociais em sala de aula.

Já o turno da tarde será reservado para o debate de construção de diretrizes e temáticas regionais relativas aos desafios educacionais a serem enfrentados em Curitiba e região metropolitana. A secretária-geral da APUFPR-SSind, Sandra Mara Alessi, está confirmada nessa mesa. As conclusões do diálogo serão levadas para a edição nacional do III ENE, que será realizada no início do segundo semestre.

Serviço

Etapa estadual do III ENE (Encontro Nacional de Educação)

Data: 18/5/2018 (sexta-feira) e 19/5/2018 (sábado)

Horário: das 19h às 21h30 na sexta-feira; das 9h às 17h no sábado.

Local: Auditório Central do Campus UTFPR (Avenida Sete de Setembro, 3165 – Rebouças – Curitiba – PR) na sexta-feira; Campus Reitoria da UFPR – Edifício D. Pedro I, Sala Anfiteatro 100, 1º Andar (Rua General Carneiro, 460 – Centro – Curitiba-PR), no sábado.

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS