2ª Reunião de Construção da Organização do III ENE estrutura debates e atividades

3 de maio de 2018

31886506_1724223951002879_6591900833644806144_o

Na quarta-feira (2), docentes e representantes do movimento estudantil participaram da 2ª Reunião de Construção da Organização do III ENE (Encontro Nacional de Educação), realizada no Campus Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo da conversa foi estruturar as etapas estadual e regional do evento – esta última com abertura marcada para os dias 18 e 19 de maio.

Na ocasião, os esforços foram concentrados em selecionar e contatar os potenciais palestrantes da mesa de abertura. O debate, que se dividirá entre a noite de sexta-feira (18) e a manhã de sábado (19), terá o tema Lutas em Defesa da Educação Pública. Haverá mesas abordando temáticas como financiamento do sistema educacional; acesso ao ensino e permanência na educação superior; e diversidade de gênero, sexualidade e étnico-racial na universidade.

Todos os assuntos serão propostos transpassando todos os níveis e esferas de instrução, desde a educação básica até o ensino superior, pontuando diferenças entre as administrações estadual e federal. Professores de várias regiões do estado estão sendo convidados para participar das mesas. A lista final dos palestrantes da etapa regional do III ENE será divulgada em breve.

As lideranças do movimento estudantil também indicaram nomes de alunos para compor as mesas. A etapa regional do III ENE irá contar com ao menos um estudante em cada debate, propondo assim um contraponto horizontal no diálogo sobre a construção das bases educacionais do país.

O III ENE deve mobilizar docentes e estudantes de todo o Paraná a participarem do evento. Até o momento, estão confirmadas caravanas da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A secretária-geral da APUFPR-SSind, Sandra Mara Alessi, diretamente envolvida na organização do evento, reforçou que é fundamental o envolvimento de toda a comunidade na construção do debate promovido pelo III ENE. “A discussão dos rumos da educação é de responsabilidade de todas as pessoas, e não envolve apenas o ensino superior”, contou.

Todos os detalhes sobre o eixo regional do III ENE serão divulgados na próxima semana pela APUFPR-SSind. Para ficar sabendo das novidades, fique atento aos nossos canais de comunicação digitais (site, Facebook e boletim eletrônico).

Para verificar mais fotos, acesse: https://www.facebook.com/pg/apufpr/photos/?tab=album&album_id=1724222901002984

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS