Comunidades quilombolas contam com parceria da UFPR para lutar por sua história

Uma longa história de luta e rebelião é o tema deste episódio da série Universidade Além dos Muros – elaborada pela APUFPR-SSind para mostrar como docentes da Universidade Federal do Paraná usam a tríade pesquisa, ensino e extensão para melhorar a comunidade.
No terrível período de escravidão do Brasil, o povo negro escravizado usava das ferramentas que podia para resistir e tentar preservar suas culturas de origens africanas. Muito do que sobreviveu nessa diáspora é hoje em dia celebrado e refletido nas artes, músicas e religiões tidas como tipicamente brasileiras, mas um dos maiores atos de rebelião dos negros escravizados na época não recebe a atenção que merecia: os quilombos.
Originalmente, comunidades formadas pelas pessoas fugidas do regime de escravidão e exploração, principalmente negros, mas também índios, os quilombos eram secretos, e em muitos a sua população permaneceu isolada por séculos. Para resgatar um pouco das histórias de muita resistência dos quilombolas, compartilhar conhecimentos e abrir as portas da UFPR para seus descendentes, a docente Ana Josefina Ferrari, do Setor Litoral da UFPR, coordena o projeto de extensão Arquivo e Memória Quilombola.
Quer saber mais do que a professora e os alunos estão realizando com essa população e um pouco de como os quilombolas estão contribuindo para a UFPR? Então é só se ligar no nosso vídeo!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS