SITE

No período de 6 a 9 de junho, Curitiba receberá a 17ª Jornada de Agroecologia, que espalhará feiras e atividades pelo centro da cidade. Será a primeira vez que o evento itinerante acontecerá na capital do Paraná.

Durante esses quatro dias, uma feira de alimentos agroecológicos estará montada na Praça Santos Andrade, em frente ao Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), reunindo barracas de mais de 60 expositores provenientes de assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária e comunidades quilombolas e de economia solidária. Quem passar pela região também poderá provar deliciosos pratos típicos do sul do Brasil nos estandes “Culinária da Terra”.

Já o pátio do Campus Reitoria da UFPR receberá uma atividade especial para crianças e adolescentes. Por lá, estudantes do ensino fundamental e médio poderão se aventurar no Túnel do Tempo, uma iniciativa lúdica coordenada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que explicará a história e a importância da agroecologia.

A diretora de cultura da APUFPR-SSind, Celina Lacerda Ferreira, explica que difundir conhecimento sobre a produção agroecológica é vital parao desenvolvimento do país. “Agroecologia é sobre produzir de forma sustentável, responsável e saudável, mas também é sobre construir uma cultura de produção de alimentos mais humana e menos desigual”, conta.

A edição da Jornada de Agroecologiadeste anoestá sendo organizada por movimentos sociais e do campo, centros de formação, organizações não-governamentais e universidades – entre elas a UFPR. A ação está movimentando docentes e discentes de diversos cursos, como Agronomia, Nutrição, Ciências Sociais, Geografia, Pedagogia, Enfermagem, Medicina, Psicologia e Filosofia.

A programação completa da 17ª Jornada de Agroecologia está disponível no site oficial e na página da iniciativa no Facebook.

SERVIÇO

17ª Jornada de Agroecologia

Data: de 6 a 9 de junho de 2018;

Locais: Campus Reitoria da UFPR (Rua General Carneiro, 460, Centro, Curitiba) e Prédio Histórico da UFPR (Praça Santos Andrade, 50, Centro, Curitiba), além da própria Praça Santos Andrade.

Outras informações: www.jornadaagroecologia.com.br

Fonte: APUFPR-SSind