Servidores estaduais do Rio Grande do Norte protestam na Assembleia Legislativa

Na manhã de terça-feira (16), os servidores públicos do Rio Grande do Norte, entre eles os docentes da Universidade Estadual do RN (Uern), realizaram mais uma manifestação contra as propostas de ajuste fiscal do governo estadual. Mesmo com o contingente enorme de policiais militares, tropa de choque e até a cavalaria, os servidores colocaram abaixo as grades que cercavam a Assembleia Legislativa potiguar para impedir a entrada dos trabalhadores.

Após derrubarem as grades, os servidores subiram as escadarias da entrada principal da Assembleia cantando palavras de ordem “Ocupar e resistir”. Os servidores não conseguiram ocupar a assembleia, devido ao forte aparato de repressão policial. E retornaram nesta quarta-feira  (17) em novo protesto. As principais medidas do pacote que ataca os direitos dos servidores não foram apreciadas na terça, mas podem ser votadas até amanhã (18). Por isso, o movimento continua mobilizado e vai estar presente nos próximos dias na Assembleia Legislativa.

O pacote de ajuste fiscal enviado pelo governo do Estado em regime de urgência prevê corte de investimento nos serviços públicos, com demissões em massa, o aumento da alíquota da Previdência de 11% para 14%, a retirada do quinquênio, o congelamentos dos salários, privatiza empresas públicas, entre outras medidas.

Os servidores estaduais do Rio Grande do Norte convivem há meses com atraso no pagamento dos salários. Os docentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) estão em greve e exigem o pagamento dos salários e a rejeição do pacote de ajuste fiscal.

Edição de ANDES-SN com imagem de Aduern-SSind.

Fonte: Sindsaúde-RN


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS