Roda de conversa da APUFPR-SSind debate marxismo, sindicalismo e consciência de classe

15 de novembro de 2018

tamanho para site-2Na última terça-feira (13), a APUFPR-SSind promoveu a segunda roda de conversa Marxismo e Sindicalismo. Os encontros, que têm acontecido desde setembro no bar da seção sindical, propõem um diálogo leve e formativo sobre a importância da obra de Karl Marx para a construção da luta política pelos direitos da classe trabalhadora.

Assim como no primeiro bate-papo, o tema foi introduzido pelo docente do mestrado profissional em Desenvolvimento Econômico da UFPR Claus Magno Germer. Boa parte do trabalho de Germer como pesquisador gira em torno de economia política e marxista.

Dessa vez, os professores que participaram da roda de conversa discutiram os preceitos do materialismo histórico e dialético, debatendo como se dão as construções das forças produtivas na sociedade capitalista – como a divisão do trabalho e a tecnologia, por exemplo.

Além dos conceitos elaborados por Marx, os docentes também conversaram sobre a dialética nas obras de Immanuel Kant e Hegel, e fizeram um apanhado histórico das ideias desenvolvidas no iluminismo.

tamanho para siteRodas de conversa são atividades de formação político-sindical

A diretoria da APUFPR-SSind tem proposto as rodas de conversa sobre marxismo e outros métodos de análise socioeconômica pautados nas relações de classe para que a categoria tenha a oportunidade de dialogar sobre o movimento sindical em uma perspectiva que contemple todas as opressões enfrentadas pela classe trabalhadora.

A intenção é construir uma luta sindical cada vez mais representativa, que combata efetivamente as desigualdades sociais, agregando pautas e fortalecendo o movimento contra as explorações inerentes ao capitalismo.

A realização das rodas de conversa é divulgada com antecedência no site da APUFPR-SSind e na página da seção sindical no Facebook (facebook.com/apufpr). Não deixe de acompanhar os canais de comunicação da entidade para saber em primeira mão quando a próxima atividade for agendada!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS