Projeto da UFPR dedica-se a conhecer os pequenos produtores de cana-de-açúcar de Morretes

Hoje, vamos longe das grandes indústrias e perto dos pequenos produtores na série Universidade Além dos Muros, elaborada pela APUFPR-SSind para mostrar como docentes da UFPR usam a tríade pesquisa, ensino e extensão para melhorar a sociedade.
Os derivados da cana-de-açúcar são tão presentes na nossa vida que nem sempre nos lembramos de que a produção de cana não é exclusividade de grandes indústrias de açúcar e combustível, por exemplo. Na verdade, várias famílias e pequenos produtores da região de Morretes têm a cana como seu único sustento, dependendo dela para sua subsistência. Porém, a maioria desses produtores usam uma variedade de cana muito antiga, que demora para maturar até o ponto de cultivo.
Ao longo de 25 anos de pesquisa, o Departamento de Fitotecnia e Fitossanitarismo da UPPR estudou e criou novas variedades de cana. Um dos professores do departamento, Bruno Portela Brasileiro, percebeu que um modo de divulgar as variedades criadas na universidade (já muito usadas pela indústria) e também de melhorar a qualidade de vida dos pequenos produtores era simplesmente implementar canas-de-açúcar de maturação mais veloz para os pequenos produtores.
O objetivo do projeto é que essa rapidez no desenvolvimento e versatilidade das variedades de cana (são quinze sendo testadas pelos produtores atualmente) ajudem a diversificar, aumentar e simplificar o processo de lavoura desses produtores. Mas não é apenas isso: o projeto também vai a campo conhecer quem são esses produtores, e que tipo de cana é ideal para o perfil de cada colheita. Quer conhecer mais também dessas variedades e desses produtores? Assista ao nosso vídeo para aprender um pouquinho!

Fonte: APUFPR-SSind


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS