Notícias Sindicais

Terceirização
  • imp-pop-1582953931

Cortes orçamentários nas universidades geram demissões de terceirizados

Os sucessivos cortes e contingenciamentos do orçamento das universidades públicas, federais e estaduais, que vêm ocorrendo nos últimos anos, têm afetado bruscamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão. No entanto, quem mais tem sofrido com a situação financeira das universidades é justamente o elo mais fraco da comunidade acadêmica: os trabalhadores terceirizados. Diante da falta de recursos, os reitores têm optado por romper contratos com empresas terceirizadas de segurança, portaria e limpeza, o que faz com que centenas de trabalhadores precarizados percam seus empregos.

[…]

ASSEMBLEIA
  • 20170621_AssembleiaAPUFPR

Em assembleia, docentes da UFPR decidem aderir à Greve Geral de 30 de junho

Os docentes da UFPR decidiram – por unanimidade – pela adesão à Greve Geral de 30 de junho, em assembleia realizada em 21 de junho no auditório da APUFPR-SSind. Durante a discussão, os professores presentes reiteraram a necessidade de paralisar o Brasil por 24h – frente ao cenário político atual.

Essa Greve Geral será a segunda realizada neste ano, em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista, em curso no Congresso Nacional, e pela revogação da Lei das Terceirizações. A mobilização também reivindica a saída de Michel Temer da presidência da República.

Nas últi […]

CRAPUFPR
  • apufpr_reuniao-crapufpr_Junho_SITE-1

Novos conselheiros do CRAPUFPR tomarão posse na próxima quarta-feira (28)

Os conselheiros eleitos para a próxima gestão do Conselho de Representantes da APUFPR-SSind (CRAPUFPR) – biênio 2017-2019 – tomarão posse, em 28 de junho, na sede da entidade. A solenidade de posse terá início às 19h, no auditório da APUFPR-SSind.

O novo conselho foi eleito em 12 e 13 de junho, pelos docentes da UFPR filiados à entidade. Foram escolhidos mais de 50 representantes dos departamentos dos campi de Curitiba, do litoral e do interior. Cada departamento elegeu um titular e um suplente. O coletivo de aposentados da APUFPR-SSind também elegeu seus representantes na última re […]

Greve
  • imp-ult-1607131074

Docentes participam do Esquenta para a Greve Geral em todo o país

Na terça (20), trabalhadores em todo o país realizaram atividades para marcar o “Esquenta para a Greve Geral”, que acontecerá no dia 30 de junho. Os docentes se somaram às mobilizações e realizaram, também, panfletagens nas instituições de ensino e atividades de debate junto às comunidades acadêmicas e à população sobre a necessidade da Greve Geral. Confira algumas das atividades:

Em Campina Grande (PB), foi realizada uma manifestação na Praça da Bandeira, organizada pelo Comitê Municipal Contra a Reforma da Previdência e Trabalhista e contou com a participação de diversas entidades […]

Escola sem mordaça
  • Web

STF suspende norma que amordaçava ensino em município do Paraná

Em decisão inédita, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a lei do município de Paranaguá (PR), que proíbe o ensino e menção sobre gênero e orientação sexual nas escolas do município. Para o juiz, proibir o ensino desses temas significa impedir a superação da exclusão social. A decisão, em caráter liminar, se refere à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF 461).

João Negrão, 2º tesoureiro e um dos coordenadores do Grupo de Trabalho de Políticas de Classe, Questões Étnico-raciais, Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do AN […]

Eleições
  • 20170614_Apuração eleições CRAPUFPR (2)

Novos conselheiros do CRAPUFPR são eleitos para o biênio 2017-2019

Em 12 e 13 de junho, os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) filiados à entidade escolheram seus representantes para a próxima gestão do Conselho de Representantes da APUFPR-SSind (CRAPUFPR) – biênio 2017-2019. Cada departamento elegeu um titular e um suplente, que tomarão posse em 28 de junho, na sede do sindicato.

Neste ano, foram eleitos mais de 50 representantes dos departamentos da UFPR, dos campi de Curitiba, do litoral e do interior. Para representar os docentes aposentados da APUFPR-SSind, foram reeleitos na reunião mensal do coletivo de 30 de maio, por aclamaçã […]

Voltar