Notícias Sindicais

INTOLERÂNCIA
  • luto-2 (1)

Aumento da intolerância: apoiadores de Jair Bolsonaro agridem estudante da UFPR

O segundo turno das eleições presidenciais tem sido marcado pelo clima de ódio e violência. No início da noite de ontem (9), mais um caso de intolerância foi registrado em Curitiba, dessa vez contra um estudante da UFPR. O jovem foi agredido a garrafadas por quatro integrantes de uma torcida organizada que gritavam “Aqui é Bolsonaro”, em referência ao candidato do PSL à Presidência da República.

O episódio aconteceu no centro de Curitiba, ao lado do campus Reitoria da universidade. A agressão covarde aconteceu porque o estudante usava um boné do Movimento dos Trabalhadores Rurais Se […]

INTOLERÂNCIA
  • O clima tá tenso: casos de violência marcam eleições 2018

O clima tá tenso: casos de violência marcam eleições 2018

Recentemente circulou nas redes o vídeo com os candidatos a deputados estadual e federal pelo PSL, Rodrigo Amorim e Daniel Silveira, vestidos com camisetas em apoio a Bolsonaro destruindo uma placa escrito “Rua Marielle Franco”, nome da vereadora do PSOL assassinada em abril. Apesar de não ser oficial, a placa era uma homenagem feita no local onde aconteceu o maior ato contra a violência e renomeava a praça original.

Em reação ao ato, o grupo Sensacionalista lançou a campanha Eles Rasgam Uma, Nós Fazemos Cem – um financiamento coletivo para a confecção de 100 placas que serão distri […]

INTOLERÂNCIA
  • 43387712430_cbaa8b4299_z

Em Curitiba, carro é jogado contra eleitor que vestia camiseta com imagem de Lula

A onda de intolerância provocada pelos discursos de ódio contra as minorias e partidos de esquerda vem fazendo vítimas em Curitiba e todo o Brasil. No último domingo (07), o jornalista Guilherme Daldin vestia uma camiseta com a imagem do ex-presidente Lula e estava acompanhado de amigos nas proximidades da Rua Trajano Reis, no centro de Curitiba, quando foi atropelado por um carro. Daldin estava parado ao lado de um bicicletário. “Eu conversava com os amigos e o carro foi jogado contra mim, o pneu passou por cima dos meus pés.  O carro saiu em disparado e quando amigos conseguiram chegar pe […]

INTOLERÂNCIA
  • 44960201711_213dd64534_z

Organizadora de grupo contra Bolsonaro relata agressão no Rio

Uma das administradoras do grupo de Facebook Mulheres Unidas Contra Bolsonaro registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil afirmando que foi agredida na noitede 24 de setembro, quando chegava em casa, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio, por dois homens ainda não identificados. O grupo, que já reúne cerca de 3 milhões de usuárias, foi hackeado e derrubado diversas vezes por homens que se identificaram como partidários do candidato do PSL à Presidência nas eleições 2018, Jair Bolsonaro, desde que foi criado, há aproximadamente um mês. Várias mulheres do grupo foram agredidas verb […]

  • 8

Crime de ódio leva à morte de mestre de capoeira na Bahia

 O mestre de capoeira e compositor Romualdo Rosário da Costa, conhecido como Moa do Katendê, foi assassinado a facadas na noite de domingo (7) em Salvador (BA). Mestre Moa foi esfaqueado doze vezes nas costas por um apoiador de Jair Bolsonaro quando disse que era eleitor do Partido dos Trabalhadores (PT).

O suspeito, cujo nome não foi divulgado, foi preso e confessou o crime à polícia. Segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), ele teria se aproximado do grupo em que Moa estava afirmado que era eleitor de Bolsonaro. O homem reagiu com violência após o mestre de cap […]

INTOLERÂNCIA
  • 7

Estudante ataca professor da Ufam que abordava fascismo em sala de aula

Um estudante da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) atirou uma mesa em cima de seu professor, Marcondes Abreu, que abordava o fascismo em uma disciplina do curso de Letras. A agressão ocorreu na quarta-feira (3), em Manaus. O professor apresentou à turma um vídeo do linguista Marcos Bagno, docente da Universidade de Brasília (UnB), sobre o fascismo. Em seguida, pediu que seus estudantes analisassem letras de músicas e as relacionassem ao tema. Nesse momento Marcondes foi agredido por seu aluno.

Depois de jogar a mesa em direção ao professor, o estudante ainda tentou continuar as […]

INTOLERÂNCIA
  • 12

Nota de repúdio da diretoria do ANDES-SN ao assassinato do Mestre Moa do Katendê

Por meio da Circular 336/18, publicada ontem (8), o ANDES-SN está divulgando uma nota de repúdio ao assassinato covarde do capoeirista Romualdo Rosário da Costa, mais conhecido como Mestre Moa do Katendê.

Conhecido pela luta por pautas sociais, sobretudo por sua atuação no movimento negro, Mestre Moa foi morto a facadas depois de manifestar apoio à candidatura de Fernando Haddad (PT) durante uma discussão sobre política no último domingo (7). O crime é fruto do discurso de intolerância, autoritarismo e desrespeito à democracia que vem se manifestando no cenário político brasileiro.

A not […]

  • 13

ANDES-SN disponibiliza relatório do Encontro Nacional do Setor de IEES/IMES

 O ANDES-SN divulgou o relatório do XVI Encontro Nacional do Setor de IEES/IMES, realizado em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 23 de setembro deste ano.

Os dados resultantes das discussões do evento foram disponibilizados por meio da Circular nº 335/18, divulgada ontem (8) pelo sindicato nacional.

O relatório traz informações e novas perspectivas para o enfrentamento da precarização do trabalho docente, passando por assuntos como Previdência, salário, política de carreira e financiamento público para instituições de ensino.

Confira os arquivos nos links a s […]

Política
  • 10

Reunião conjunta no ANDES-SN debate o cenário político brasileiro

Conjuntura política após o primeiro turno é debatida em reunião do ANDES-SN

Representantes de mais de 25 seções sindicais do ANDES-SN estão reunidos nesta terça-feira (9) para debater a conjuntura eleitoral do país. A reunião conjunta dos Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) ocorre na sede do sindicato em Brasília (DF).

A diretoria do ANDES-SN apresentou uma proposta de texto político sobre a conjuntura eleitoral, após o primeiro turno, aos presentes. O texto ressalta a gravidade da conjuntura atual, de uma crise q […]

  • 09-OUT

Setores do ANDES-SN indicam rodada de assembleias de 10 a 17 de outubro

Em reunião conjunta realizada em Brasília (DF) na terça-feira (9), os Setores das Instituições Federais de Ensino (Ifes) e das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino (Iees/Imes) do ANDES-SN indicaram às seções sindicais a realização de rodada de assembleias docentes entre 10 e 17 de outubro. Representantes de 28 seções sindicais participaram da reunião.

A reunião realizada nesta terça indicou que as assembleias deverão pautar: 1) Encaminhar a construção da mais ampla unidade dos trabalhadores e trabalhadoras para defender a democracia, os direitos e a universidade pública e c […]

Voltar