Notícias Sindicais

jORNADA MOBILIZAÇÃO
  • Jornada_Aposentados_APUFPR_1

Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas discute previdência e histórico dos direitos de aposentadoria

A Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). A diretora social da APUFPR-SSind, Maria Suely Soares, e a docente aposentada da UFPR Celina Lacerda Ferreira participaram do evento, que abordou o tema Previdência e perdas históricas dos direitos de aposentadoria. A Jornada é uma deliberação do 36º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em janeiro deste ano na cidade de Cuiabá (MT).

A programação incluiu mobilização no Congresso Nacional para pressionar os deputados contra a Proposta de Emenda […]

Extensão
  • EXTENSAO_AQUADEMICO

Projeto com aquários da UFPR ajuda no ensino e traz benefícios para a saúde de jovens

No episódio de hoje da série Universidade Além dos Muros – criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na sociedade, por meio do tripé pesquisa, ensino e extensão – acompanhamos um projeto que ocorre nas escolas públicas de Palotina.

No oeste do Paraná, muitos agricultores têm tradição na aquicultura (criação de animais aquáticos). Mesmo essa sendo uma atividade importante para a economia da região, muitos filhos de criadores não tinham o hábito de interagir com aquários.

Assim começou o projeto Aquadêmic […]

Jornada de Mobilização
  • 20901597_1813045508710801_563171762433105009_o.jpg

Docentes participam de audiência pública sobre contrarreformas

Como parte da Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas do ANDES-SN, docentes participaram, na tarde de quinta-feira (17), de audiência pública na Comissão de Direitos Humanos (CDH) no Senado Federal. A audiência debateu as contrarreformas Trabalhista e da Previdência, e as consequências desses ataques para os aposentados.

Sirliane Paiva, 1ª vice-presidente da Regional Nordeste I e uma das coordenadoras do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN, e Ana Maria Baima Cartaxo, da Seção Sindical do ANDES-SN na Universidade Federal de […]

ies
  • img201505282141367809692.jpg

PL que cria Fundo Patrimonial nas IES tramita em caráter conclusivo na Câmara

Se aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, projeto seguirá para sanção presidencial

Após sete meses parado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados, o Projeto Lei (PL) 4643/12, que cria o Fundo Patrimonial (endowment fund) nas instituições federais de ensino superior, voltou a tramitar na Casa. No último dia 9, foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). A partir dessa quinta-feira (17) foi aberto um prazo de cinco sessões para os deputados apresenta […]

IFE
  • imp-ult-1710705188.jpg

Servidores de Instituições Federais de Ensino são vítimas de perseguição política

Mais um episódio de perseguição política de trabalhadores de Instituições Federais de Ensino (IFE) aconteceu nessa quarta-feira (16). O Ministério Público Federal afastou das funções públicas os servidores Ricardo Scopel Velho e Maicon Fontaine, diretor do campus e coordenador geral pedagógico, respectivamente, do Instituto Federal Catarinense (IFC) Abelardo Luz. Além disso, a Polícia Federal apreendeu computadores, telefones celulares e quebrou o sigilo de informações dos trabalhadores e da reitora do IFC, Sonia Regina.

A acusação formalizada contra os dois servidores é de ingerênc […]

Nota diretoria
  • NOTA DIRETORIA

Nota de repúdio à repressão sofrida pelos docentes

A Diretoria da Associação dos Professores da Universidade Federal do Paraná (APUFPR-SSind), Seção Sindical do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), manifesta mais uma vez seu repúdio ao ataque à liberdade e à autonomia universitária.

A liberdade de discussão livre é o pressuposto da Universidade, portanto não se pode permitir qualquer prejuízo a ela.

Entendemos que o despacho do Ministério Público Federal (MPF) que atinge e tenta reprimir os docentes Ricardo Scopel Velho e Maicon Fontanive é uma afronta à liberdade.

Os docent […]

Voltar