Notícias Sindicais

Assembleia
  • assembleia_IMG_2230-2

Docentes da UFPR decidem pela paralisação, em 24 de maio, contra os ataques do governo

Os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram, em assembleia, aderir à paralisação de 24 de maio por um período de 24 horas contra os ataques do governo Temer. A assembleia, convocada pela APUFPR-SSind, aconteceu na sexta-feira (19), no Auditório Gralha Azul do Setor de Ciências da Saúde – Campus Jardim Botânico.

Para a mobilização do dia 24, todas as centrais sindicais convocaram as categorias para o movimento Ocupa Brasília. “O atual governo conseguiu uma façanha, que é juntar todas as centrais em uma pauta única. Nós esperamos que com os últimos acontecimentos, e […]

Extensão
  • EXTENSAO_CICLOVIDA

Design ajudou no incentivo ao ciclismo como hábito diário em programa de extensão da UFPR

O programa Ciclovida é destaque no novo episódio série Universidade Além dos Muros, criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) na sociedade, por meio do tripé da universidade pública: pesquisa, ensino e extensão.

Existente na UFPR há aproximadamente quatorze anos, o programa Ciclovida abrange vários cursos e setores que unem seus conhecimentos para analisar os impactos dos meios de transporte em áreas como segurança urbana e meio ambiente. Em vários eventos e experimentos promovidos pelo programa, c […]

CRAPUFPR
  • Reunião CRAPUFPR

Reunião do CRAPUFPR define comissão para as eleições dos próximos conselheiros

Em 18 de maio, o Conselho de Representantes da APUFPR-SSind (CRAPUFPR) se reuniu para discutir as eleições dos próximos representantes para o biênio . No próximo encontro, que será em 28 de junho, os novos conselheiros do CRAPUFPR já tomarão posse.

Para iniciar os preparativos para a eleição, os atuais conselheiros elegeram, por aclamação, a comissão eleitoral, formada pelos professores Paulo de Oliveira Perna e André Pietsch de Lima.

Durante a reunião, os conselheiros tiveram oportunidade de conferir a apresentação do balanço auditado em 2016.

Nova diretoria

nota
  • FORA_TEMER

Nota política da Diretoria do ANDES-SN

A intensificação da crise do ilegítimo Governo Temer

O reingresso na cena política da classe trabalhadora, explicitado na greve geral do dia 28 de abril, acirrou a crise brasileira que vive mais um capítulo protagonizado pelas disputas de poder entre as frações burguesas. Pressionado pela força das movimentações da classe trabalhadora, que alteraram a correlação de forças na direção de dificultar a continuação da aprovação das contrarreformas, sobretudo após a greve geral de 28 de abril, setores da burguesia junto com a mídia corporativa se adiantam para tentar mudar as peças de tra […]

CONVOCAÇÃO
  • apufpr_assembleia-maio_post_04-01

APUFPR-SSind realiza assembleia nesta sexta-feira (19)

Os docentes da Universidade Federal do Paraná (UFPR), filiados à APUFPR-SSind, estão convocados para participar da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada nesta sexta-feira (19), às 14h, no Auditório Gralha Azul do Setor de Ciências da Saúde do Campus Jardim Botânico.

Além disso, a assembleia vai definir a adesão dos docentes à paralisação nacional de 24 horas em 24 de maio e a participação da categoria no movimento Ocupa Brasília.

Neste momento de ataques aos direitos dos trabalhadores, é imprescindível a ampla participação dos docentes para definir estratégias […]

Mobilização
  • OCUPA BRASÍLIA

Reunião dos Setores do ANDES-SN aponta paralisação dia 24 e ocupação de Brasília

Representantes das seções sindicais dos setores das Instituições Estaduais e Municipais de Ensino Superior (Iees/Imes) e Federais (Ifes) estiveram reunidos na última sexta-feira (12) no Rio de Janeiro. A reunião conjunta dos setores, que aconteceu no período da manhã, apontou encaminhamentos unificados. No período da tarde, foi realizado um painel no qual foi apresentada a realidade vivenciada pelos docentes nos estados e munícipios, que expôs a política de desmonte das universidades públicas e evidenciou a similaridade dos ataques vivenciados.

A reunião encaminhou a participação na carava […]

Voltar