Jornada_Aposentados_APUFPR_1A Jornada de Mobilização de Aposentados e Aposentadas aconteceu entre os dias 16 e 18 de agosto na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF). A diretora social da APUFPR-SSind, Maria Suely Soares, e a docente aposentada da UFPR Celina Lacerda Ferreira participaram do evento, que abordou o tema Previdência e perdas históricas dos direitos de aposentadoria. A Jornada é uma deliberação do 36º Congresso do Sindicato Nacional, realizado em janeiro deste ano na cidade de Cuiabá (MT).

A programação incluiu mobilização no Congresso Nacional para pressionar os deputados contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 287/2016, conhecida como Reforma da Previdência. Em audiência pública com o senador Paulo Paim (PT-RS), o parlamentar afirmou que já há dados suficientes e concretos para desmistificar o deficit da Previdência e mostrar que a Reforma é equivocada.

Segundo Maria Suely, durante a troca de experiências entre as seções sindicais muitos participantes ficaram interessados no trabalho realizado pela APUFPR-SSind em relação aos aposentados.

Foram realizadas duas mesas de debate, que abordaram a perda histórica de direitos dos aposentados e contaram com a presença do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Aposentadoria (GTSSA) do ANDES-SN.

Para Maria Suely, o evento atende a uma demanda antiga dos docentes aposentados. “Debater nossos direitos é fundamental e a Jornada permite uma troca de experiências bastante rica”, comentou.

Entre as discussões que aconteceram na ocasião estão os diversos projetos que ao longo de décadas alteraram a aposentadoria dos trabalhadores, principalmente dos servidores públicos, os fundos de previdência complementar e as especificações da previdência pública dos servidores. Os dados fortalecem a mobilização da categoria contra a retirada de direitos.

Fonte: APUFPR-SSind