Inadimplência cresce também entre trabalhadores de renda mais alta

O aumento da taxa de inadimplência entre a população brasileira não está restrito à parcela mais pobre dos brasileiros,segundo o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). De acordo com a empresa, no mês de julho, 10,8% dos trabalhadores que recebem mais de 10 salários mínimos mensais estavam com problemas para zerar suas dívidas.
A falta de educação financeira e de planejamento explicam, em parte, o alcance da inadimplência a faixas de renda mais alta, acentuada, pelo momento de crise econômica que atravessa o país. No entanto, o SPC ressalta que as dívidas e a falta de orientação financeira afetam ainda mais os pobres.
Com a crise econômica, agravada pelos altos índices de desemprego, obriga muitos brasileiros a recorrer ao cheque especial e ao cartão de crédito. Essas são linhas de crédito com as taxas de juros mais elevadas”, diz Ione Amorim, economista do Instituto de Defesa do Consumidor.
A inadimplência alcançou 63,6 milhões de consumidores, o que equivale a 42% da população adulta brasileira-, ao final do primeiro semestre deste ano. As informações são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Fonte: Revista Fórum


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS