Filosofia nas escolas estimula pensamento crítico e questionador nas crianças

O episódio de hoje da série Universidade Além dos Muros – criada pela APUFPR-SSind para destacar a influência positiva de trabalhos dos docentes da Universidade Federal do Paraná na sociedade, por meio da tríade pesquisa, ensino e extensão – vai ao cerne do questionamento humano.
Crianças são muito curiosas e vivenciam a “fase dos porquês”. Mas o desejo de entender o mundo e fazer todo tipo de perguntas nem sempre recebe a devida atenção e estímulo.
Infelizmente, uma educação que leva ao questionamento nem sempre cabe no curto espaço de tempo que os professores do ensino básico têm disponível para seus alunos. É um problema sistêmico difícil de ser superado por esses professores ou pelos pais, e muitas crianças acabam limitando seu poder inquisitivo ao crescer.
Para suprir essa necessidade desde a infância, quando a chama da descoberta ainda está forte, a docente Karen Franklin da Silva, do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR, criou o projeto Filosofia no Ensino Fundamental, que utiliza uma história desenvolvida colaborativamente por estudantes e professores da UFPR com uma narrativa cheia de aventuras e personagens cativantes para estimular as crianças (e os adultos) a jamais se conformarem e nunca abandonarem seus “porquês”.
Não deixe sua curiosidade formigando, assista ao nosso vídeo para conhecer e, quem sabe, se inspirar por esse projeto!

Fonte: APUFPR-SSind[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]


BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS