Debates nos grupos marcam segundo dia do Seminário Nacional de Formação

17 de setembro de 2018

imp-ult-356326223Os princípios do ANDES-SN foi um dos temas discutidos em grupos; evento teve palestra com Marina Barbosa

O debate sobre os princípios do ANDES-SN foi tema central no segundo dia, sábado (15), do Seminário de Formação Política e Sindical. Os docentes participaram de debates em grupos e da palestra de Marina Barbosa, militante histórica do movimento docente. As discussões trouxeram um panorama de como os princípios do sindicato foram construídos ao longo das lutas da categoria.

“A vida do sindicato é feita de escolhas, e nós trilhamos o caminho correto na escolha de nossa estrutura organizativa. Principalmente porque não construímos apenas uma forma organizativa, demos base ao movimento docente instituindo pauta, unidade, ação, identidade e coesão”, destacou Marina Barbosa.

Em sua palestra, Barbosa fez um panorama histórico do ANDES-SN desde a década de 1980. Analisou as conjunturas nacionais e internacionais enfrentadas pelo movimento docente desde a redemocratização no Brasil. “Mesmo nos períodos duros para os movimentos sociais, como foram os anos 90, conseguimos articular lutas. Foi nesse período, por exemplo, que instituímos o Fórum em Defesa da Escola Pública, os fóruns estaduais e realizamos também o Congresso Nacional da Educação para debater o Plano Nacional de Educação em 1997”, explicou.

O resgate histórico reforçou os debates sobre os princípios do sindicato realizados nos grupos, no período da manhã. Os docentes debateram luta de classes, autonomia, trabalho de base, identidade docente, relação entre as lutas gerais e as específicas, entre outros temas. A discussão foi socializada através de apresentações com cartazes e um resumo dos debates ocorridos em cada grupo.

Formação militante dos novos docentes

O seminário contou com a participação de novos professores que estão se aproximando do movimento docente. Muitos tiveram a sua primeira experiência no seminário de formação do ANDES-SN. Janaína Ferraz, da Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob), destacou a importância do seminário para o movimento docente nas novas universidades, principalmente aquelas do interior do país.

“Faço parte de uma universidade que tem apenas cinco anos. É muito importante nessa conjuntura o fortalecimento do movimento sindical em uma universidade interiorizada como a Ufob. Então, eu senti uma necessidade muito grande de participar desse curso para entender melhor como posso mobilizar a minha universidade para resistir aos ataques colocados. Estou feliz com o nível de discussão do curso e me sinto esperançosa”, disse Janaína.

O Sindicato Nacional disponibilizou 50 vagas para os sindicalizados indicados pelas suas respectivas seções sindicais. Cada seção sindical teve direito a uma indicação. Mesmo com a limitação de vagas, as palestras do curso foram registradas e serão posteriormente divulgadas no site do ANDES-SN.

Foto: Priscila Costa

Fonte: ANDES-SN


Últimos posts



BOLETIM ELETRÔNICO


REDES SOCIAIS