Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, em Salvador (BA), o ANDES-SN realizará o Curso Nacional de Formação Política e Sindical. O tema central é “Universidade, trabalho e movimento docente”. A primeira edição do Curso foi realizada em 2016 e tem como principal objetivo a formação política dos sindicalizados.

O espaço de formação é organizado pelo Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical (GTPFS) em parceria com a Regional Nordeste III do ANDES-SN.  A iniciativa atende à resolução do 37° Congresso e 63º Conad da entidade, ambos realizados este ano.

“No curso priorizaremos o resgate da história do ANDES-SN, por conta do processo de renovação da categoria. Ao mesmo tempo, traremos elementos para discutir os desafios contemporâneos que temos diante das mudanças no mundo do trabalho que impactam a organização dos trabalhadores”, disse Eblin Farage, secretária-geral do ANDES-SN e uma das coordenadoras do GTPFS.

Na ocasião, serão discutidos o processo de reorganização da classe trabalhadora e os desafios do sindicalismo diante das transformações no mundo do trabalho. Além disso, a história do movimento docente e a construção do ANDES-SN também serão temas de debates. Diferente dos anos anteriores, o Curso ocorrerá em uma única etapa.

“Essa casualidade é em decorrência da agenda do sindicato, que no primeiro semestre esteve envolvido com outras lutas, além de ter sido um ano eleitoral, com troca de diretoria. A ideia é que para 2019, o curso volte a ter o formato inicial de quatro etapas”, explicou Eblin, que reforçou o chamado para as seções sindicais indicarem os participantes.

Inscrições

O Sindicato Nacional disponibilizou 50 vagas para os sindicalizados indicados pelas suas respectivas seções sindicais. Cada seção sindical terá direito a uma indicação, e somente na possibilidade de vagas remanescentes poderá ter mais de uma indicação.

As seções terão até o dia 6 de setembro, às 14h,  para indicar os docentes interessados em participar do encontro, através do e-mail secretaria@andes.org.br. É preciso detalhar o nome completo, e-mail e telefone de contato do indicado. O assunto do e-mail: Curso Nacional de Formação Política e Sindical do ANDES-SN. O preenchimento das vagas será definido a partir da ordem cronológica dos pedidos.

Para mais informações, confira as circulares 249, 250 e 251

Confira a programação

1º Dia (14)

9h – Mesa de abertura

9:30 – Conferência de Abertura: “O ANDES-SN no processo de reorganização da classe trabalhadora” – Antonio Gonçalves, presidente do ANDES-SN.

11h às 20h – “Desafios do sindicalismo diante das transformações no mundo do trabalho” – Graça Druck, docente de UFBA.

2º Dia (15)

9h – Abertura

9h20 às 19h – “Movimento docente: da ANDES para o ANDES-SN” – Marina Barbosa, docente da UFJF.

3º Dia (16)

9h – Abertura

9h20 às 17h – “Organização do (a)s trabalhadore (a)s, sindicatos e luta de classes” – Sâmbara Paula, docente da Uece.

Fonte: ANDES-SN